Esqueci minha senha
Centro de treinamento robótico é inaugurado em Barretos

Sandra Moreno - 9 de outubro de 2025

Compartilhar



Projeto em parceria é o primeiro da América Latina equipado com o sistema e está instalado no IRCAD

TECNOLOGIA: Henrique ao lado de Gisela da Medtronic e dos médicos José Elias Miziara e Romagnolo

O IRCAD Barretos inaugurou, nesta quarta-feira (8), o Centro de Treinamento Robótico, o primeiro da América Latina equipado com o sistema Hugo RAS, uma plataforma robótica modular e flexível desenvolvida para cirurgias minimamente invasivas e desenvolvido pela Medtronic, empresa com tecnologia voltada a saúde. A iniciativa tem o objetivo de capacitar profissionais de diferentes especialidades médicas e ampliar o acesso às tecnologias cirúrgicas minimamente invasivas no Brasil.

O Dr. Luis Gustavo Romagnolo, cirurgião do Departamento de Oncocirurgia Colorretal do Hospital de Amor, coordenador científico do IRCAD América Latina e presidente da Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo, destacou que o novo centro representa “uma nova era no treinamento médico”. Segundo ele, o espaço permitirá que cirurgiões de todo o país realizem práticas diretas com o equipamento e conheçam o funcionamento da plataforma robótica.

A vice-presidente de operações da Medtronic no Brasil, Gisela Bellinello, afirmou que a parceria reforça o compromisso com a formação médica. “Hoje, apenas 5% das cirurgias no mundo são realizadas com tecnologia robótica. Ampliar o número de profissionais treinados é essencial para expandir o acesso dos pacientes a procedimentos mais precisos e com recuperação mais rápida”, explicou.

O presidente do Hospital de Amor, Henrique Duarte Prata, ressaltou que o novo centro representa um avanço importante para a medicina pública. “Estamos trazendo o que há de mais moderno na medicina mundial para dentro do SUS. Essa parceria reafirma o compromisso do Hospital de Amor com a inovação e com o atendimento de excelência aos pacientes”, afirmou.

Desde sua inauguração em 2011, o IRCAD Barretos já formou mais de 17 mil profissionais e é reconhecido como referência em cirurgia minimamente invasiva no Brasil e na América Latina. Com o novo centro robótico, a instituição amplia seu papel como polo de ensino e inovação em tecnologia médica.