Esqueci minha senha
Colégio eleitoral e o perfil do candidato

O Diário - 24 de abril de 2024

Colégio eleitoral e o perfil do candidato

Colégio eleitoral e o perfil do candidato

Compartilhar


O prazo para alistamento eleitoral – mudança de domicílio eleitoral – vai até o início de maio. Por isso, o conjunto de 85.699 eleitores – sendo 76.800 com biometria – ainda não é definitivo na 21ª Zona Eleitoral.

Mesmo assim, é interessante observar o perfil do eleitorado barretense, com 19.747 votantes com mais de 60 anos, 22.605 na faixa de idade entre 45 e 59 anos e um total de 18.059 eleitores com idade de 35 a 44 anos.

Um debate sempre muito “quente” envolve os influenciadores deste colégio eleitoral barretense. Até que ponto, as lideranças comunitárias, as expressões populares e os antigos chefes partidários e ex-chefes de executivo tendem a “modificar” o cenário político e eleitoral. Qual o peso do ex-prefeito numa campanha eleitoral?

Um aspecto oportuno é diferenciar “nome” e “partido”. Porque, em diferentes casos, o candidato a prefeito quer o apoio da legenda, para efeito de recursos e tempo de propaganda, mas descarta ligação com a figura “histórica”. Uma conta sempre difícil de fechar, mas o argumento é que se abre possibilidade de composição com partidos, mas nem todos seus filiados, em caso de vitória nas urnas.

O outro lado da moeda também sempre provoca “questionamentos e dúvidas”. O apoio pessoal é extremamente bem-vindo, mas se descarta o partido, até em função das coligações firmadas.

A eleição barretense de outubro de 2024 convida a acompanhar com atenção, zelo e cuidado as diferentes articulações em andamento. O número de candidatos pode até surpreender, tanto em função de nomes como de expectativas históricas partidárias. Certo mesmo é que 33,9% dos eleitores têm ensino médio completo e 18,5% o ensino superior. A campanha pode ser feita com educação, democracia e ética.