Esqueci minha senha
COM ESPERANÇA, ORGANIZAR E CONSTRUIR NOSSOS CAMINHOS

Diocese de Barretos - 7 de janeiro de 2025

COM ESPERANÇA, ORGANIZAR E CONSTRUIR NOSSOS CAMINHOS

COM ESPERANÇA, ORGANIZAR E CONSTRUIR NOSSOS CAMINHOS

Compartilhar


Por Pe. Daniel Canevarollo, Vigário Paróquia São Benedito, Barretos. 

À medida que um novo ano se inicia, somos apresentados a uma nova etapa a ser construída, repleta de mudanças propostas, seja pela chegada de novos governantes ou por transformações pessoais que nos comprometemos a realizar. Nossa esperança deve ser firme, pois se fundamenta em promessas positivas que precisam ser cultivadas diariamente na simplicidade do cotidiano. É por meio de pequenos passos que veremos as mudanças acontecerem, por isso, é essencial manter a perseverança e a fidelidade aos nossos projetos.

Observando essa realidade, perceberemos que um excelente exemplo a ser seguido em nossa caminhada é o de Maria, cuja memória a Igreja celebra justamente no primeiro dia do ano, considerado o dia mundial da paz. Maria, como nos ensina o Evangelho de São Lucas, guardava todas as coisas no coração (Lc 2,19). Em meio às atitudes de perseguição no nascimento de Jesus, ela guardava tudo em seu coração “e refletia” sobre cada acontecimento.

Guardar todas as coisas no coração e refletir sobre as nossas experiências significa escutar a voz de Deus e saber agir no momento certo, e ser capaz de cultivar paciência, prudência, respeito, calma e fidelidade, além de não se deixar levar por fofocas, julgamentos, raivas e rancores. A atitude de Maria nos guia a encontrar a paz na simplicidade e na humildade, evitando os caminhos do mal que nos fazem perder o rumo, a esperança e as metas que nos propomos.

Iniciar um novo ano, sob a proteção de Maria, é sempre uma razão de alegria em nossos corações. Ao longo da caminhada deste novo ano, procuremos nos esforçar para sermos pessoas que indicam caminhos de esperança e otimismo ao nosso povo, especialmente diante dos desafios e dificuldades. Aprendamos a observar e meditar sobre os fatos e notícias que nos chegam diariamente, para descobrirmos os caminhos de Deus e sua ação em nossa vida, mesmo em meio aos caminhos de tortuosidades e perseguições.