Com início das férias, PM alerta sobre riscos com linhas cortantes em pipas
Sandra Moreno - 4 de julho de 2025

ALERTA: Tenente Scalice reforça para denuncia de uso dos cortantes
Compartilhar
Uso de cerol, linha chilena e até objetos como giletes podem causar acidentes graves e configura crime
Durante o período de férias escolares, a prática de soltar pipas volta a ser comum entre crianças e adolescentes. No entanto, o Tenente Scalice, da Polícia Militar de Barretos, fez um alerta importante à população sobre os riscos do uso de linhas com cerol, linha chilena e outros materiais cortantes, como giletes.
“É importante reforçar que o uso dessas linhas cortantes configura crime, com penalidades previstas na legislação, inclusive na lei municipal de Barretos, que prevê multa e não exclui a responsabilização criminal”, explicou o tenente. Em casos mais graves, o uso dessas linhas pode causar lesão corporal ou até homicídio, especialmente quando atinge motociclistas ou ciclistas.
Scalice destaca que os pais devem redobrar a atenção com os filhos durante as férias. “É fundamental saber o que eles estão usando, onde estão soltando pipa e se estão utilizando materiais permitidos. Com apoio da população, da Polícia Militar e da Prefeitura, é possível minimizar os riscos à sociedade.”
A Polícia Militar, com apoio da Ronda Municipal e da Prefeitura de Barretos, irá intensificar as fiscalizações nos locais onde a prática de soltar pipa é mais comum. O objetivo é coibir o uso de linhas ilegais e perigosas, como ficou evidenciado em um vídeo recente, onde indivíduos usavam até giletes presas às linhas.
“Um caso desses pode matar um motociclista, ferir gravemente um ciclista. É uma prática irresponsável e criminosa. Por isso, pedimos à população que denuncie qualquer ocorrência. Viu algo suspeito? Ligue 190 e informe imediatamente”, reforçou o tenente.
A orientação da Polícia é clara: soltar pipa deve ser uma brincadeira segura e consciente. O uso de linhas cortantes coloca vidas em risco e será combatido com rigor.