Comitiva Inovação e a Pecuária Inteligência
O Diário - 2 de novembro de 2025
Comitiva Inovação e a Pecuária Inteligência
Compartilhar
A Comitiva Inovação – uma proposta desenvolvida com criatividade e ousadia no Centro de Informações e Cultura dom José de Mattos Pereira pelo Grupo Monteiro de Barros – agendou para o dia 5 de novembro o lançamento do programa Pecuária Inteligência.
Primeiro a data é oportuna, porque assinala o aniversário do jornalista Monteiro Filho, modelo e coragem e determinação para propostas renovadoras e inspiradoras. Segundo porque “comitiva” tem ligação estreita com pecuária. Terceiro porque inovação e inteligência formam com tecnologia o tripé dos temos atuais.
O senador Marcos Pontes agendou sua presença na solenidade, prestigiando o encontro do agronegócio, pecuaristas e agroindustriais, pesquisadores e investidores. Importante observar a relevância barretense na história da pecuária, resgatando a implantação de frigoríficos, criação de gado de elite, exposições e rodeio. A terra do Minerva e do Anglo, de Veríssimo Costa e Rubico de Carvalho, do nelore e do agnus, tem agora com a Comitiva Inovação uma nova escalada para o setor pecuário.
O presente pede uma pecuária impulsionada por tecnologia, sustentabilidade e gestão eficiente de resultados e proteção ambiental. O desenvolvimento de ferramentas dinâmicas e eficientes para otimizar produção, qualidade e rentabilidade deve ser trabalhado com afinco, habilidade e competência.
Os dados mais recentes divulgados sobre a pecuária indicam um rebanho nacional de bois e vacas de 238.180.757 cabeças. O rebanho paulista de 2024 totalizou 10.756.815 cabeças. O rebanho bovino barretense somou 78.924 cabeças. Colina abriga 13.025 unidades, Colômbia 13.854, Guaíra 19.458. O rebanho de Jaborandi atingiu 2.956 cabeças e o de Miguelópolis 5.255 animais.



