Comitiva Inovação é inaugurado com olhar para o futuro de Barretos
O Diário - 1 de julho de 2025

INAUGURAÇÃO: Eloisa Monteiro, Marcelo, prefeito Odair e Thyago na solenidade do Comitiva Inovação
Compartilhar
Polo agroindustrial nasce com o propósito de impulsionar desenvolvimento
A inauguração oficial do Comitiva Inovação reuniu dirigentes, integrantes do conselho, autoridades e convidados na sede do Grupo Monteiro de Barros, na noite de segunda-feira (30). Presidido por Marcelo Monteiro, o novo polo de inovação agroindustrial nasce com o propósito de impulsionar o desenvolvimento de Barretos por meio da inovação. “Hoje é um dia de olhar para o futuro, mas não sem antes expressar nossa gratidão a todos que nos trouxeram até aqui”, afirmou Marcelo. Ele agradeceu aos parceiros, apoiadores e incentivadores do projeto, incluindo a secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e empresários que são co-fundadores. Confira a íntegra do pronunciamento:
Hoje é um dia de olhar para o futuro. Mas não podemos fazer isso sem antes expressar nossa gratidão a todos que nos trouxeram até aqui.
Quero começar agradecendo de forma muito especial ao meu amado tio, Monteiro Neto, que desde o início acreditou neste projeto. Ele foi o grande responsável por transformar este espaço, possibilitando que hoje estivéssemos aqui, celebrando esta inauguração.
Agradeço também ao amigo e parceiro de jornada, Thyago Abraão, nosso Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que sonhou junto comigo com a ideia de criar um Centro de Inovação em Barretos. Esse sonho começou há mais de um ano e meio, quando visitamos juntos o Harena, em Barretos, nossa grande inspiração. Naquela visita, ao conversarmos com o Guilherme e o Romagnolo, percebemos o tamanho da revolução que já estava em curso na área da saúde da nossa cidade.
Na sequência, tivemos a visita do Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Jorge Lima, a quem agradeço hoje, em nome de seu representante aqui presente. O Secretário Jorge Lima promoveu uma coalizão com empresários locais para discutirmos, de forma concreta, ferramentas de desenvolvimento para nossa cidade.
Foi nessa ocasião que compartilhei com ele o sucesso do Harena e a ideia de levarmos esse modelo para outras áreas estratégicas, como o agronegócio, a indústria e o turismo. Mais tarde, em uma conversa aqui mesmo na sede do Grupo Monteiro de Barros, o Jorge me disse: “Para mim, só funciona quando quem tem a ideia vai lá e faz. Marcelo, então você será o responsável por isso.”
Esse desafio me fez pensar: para essa ideia dar certo, eu precisaria estar cercado de grandes pessoas. E assim nasceu o nosso Conselho de Empresários, formado por nomes que admiro e confio: Serginho Carneiro, Nestor Girardi, Zeca Jacintho, Antônio Guimarães, Ricardo Nunes, Eduardo Aníbal, Cristiano Queiroz, Gustavo Miziara, Renato Reis e Pedro Muzeti.
A partir daí, demos início à construção da nossa Cadeia Produtiva Local da Agroindústria de Barretos – a CPL –, com o apoio fundamental do consultor Henrique Viana, que nos ajudou a estruturar os elos dessa cadeia.
Nosso projeto envolveu diversas instituições de ensino, a quem agradeço profundamente: UNIFEB, na pessoa do professor Fábio, bem como a Faculdade Barretos, FATEC e o Instituto Federal. Também agradeço às entidades parceiras como o Sebrae, a Coopbar, e à nossa comunidade de inovação, o Bruto Valley.
Na fase de criação do espaço físico, buscamos alguém com sensibilidade e bom gosto para traduzir a essência da inovação em arquitetura e ambiente. E ninguém melhor do que a talentosa Bia Gadia, que conseguiu refletir tudo isso neste espaço inspirador onde nos encontramos.
Com tudo isso, vivemos hoje um momento histórico: a chance real de transformar a terra do peão de boiadeiro na terra também da inovação. Unindo tradição e modernidade para transformar desafios em oportunidades.
O Centro de Inovação terá um papel fundamental neste desafio, olhando tanto para as grandes empresas de nossa região como para as startups.
Neste sentido, as grandes empresas terão um espaço dedicado a busca das melhores soluções para seus desafios. Vamos em busca das melhores soluções tecnológicas no Brasil inteiro e se preciso até fora do Brasil.
Para as Startups, teremos o ambiente propício para o seu desenvolvimento, com mentorias e todo o suporte necessário para que cresçam e leve prosperidade econômica para nossa cidade. Inclusive já lançamos as inscrições para que elas participem desse projeto de aceleração.
Além disso, vamos promover a todo momento a Cultura da inovação através de 4 ferramentas:
As Hackthon, ou seja, maratonas de inovação envolvendo todas as entidades de ensino para buscarmos soluções para nossas empresas ao longo de um final de semana.
Nossos Happy Talks, ou seja, Happy Hours nas sextas feiras para incentivarmos o convívio das grandes empresas com o universo da Inovação.
Teremos também eventos para disseminarmos essa cultura. Estamos estudando para realizar um grande Summit com os especialistas do Brasil inteiro e também uma feira de exposição com tudo de inovação que acontece aqui em Barretos.
Por fim, é imprescindível que sigamos unindo forças entre o setor privado, aqui brilhantemente representado por este Conselho, e o setor público, para que, assim como acontece em cidades como Florianópolis, criarmos um ambiente competitivo e atraente para os investidores, empreendedores e suas startups enxergarem Barretos no mapa do desenvolvimento
Muito obrigado a todos! Que este seja o início de uma nova e promissora fase para Barretos.