Esqueci minha senha
Como causar uma boa primeira impressão

O Diário - 13 de abril de 2022

Como causar uma boa primeira impressão

Como causar uma boa primeira impressão

Compartilhar


Uma série de estudos psicológicos conduzidos na Universidade Tufts, em Medford, Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas levam em média de três a cinco segundos para formar uma impressão sobre alguém que conhecem pela primeira vez.

 


Essa análise inicial, que leva à formação de um primeiro conceito sobre alguém, é realizada muito mais no nível do inconsciente que do consciente. É comum quando se pergunta a alguém o motivo de ter gostado ou não gostado de determinada pessoa, a resposta ser "não sei dizer exatamente o que não gostei, apenas não me causou uma boa impressão".

 


Se tudo comunica, e isso é fato, para buscar causar uma boa impressão desde os primeiros segundos do contato com o outro é necessário entender que a imagem que passamos está baseada muito mais nos detalhes, desde a forma com que nos apresentamos fisicamente, até a forma com que nos comportamos em relação ao espaço.

 


Como eu caminho, me sento, olho, sorrio, gesticulo ou mesmo o como eu fico quieta, tudo isso compõe essa imagem transmitida. Muito antes de abrir a boca eu já falo sobre mim. A comunicação não verbal desempenha um papel tão importante quanto a verbal.

 


Diante dessa afirmação, da próxima vez que quiser causar um boa primeira impressão, atente-se para os detalhes. Cruzar os braços na frente do corpo comunica estar evitando contato, sentar-se de pernas excessivamente abertas comunica desleixo, assim como apoiar o peso do corpo em apenas uma das pernas. Passar as mãos várias vezes pelos cabelos, mexer insistentemente em algum acessório como anel ou pulseira ou colar, movimentar aceleradamente os pés e pernas comunica desconforto com a situação, indicando nervosismo excessivo.

 


E se a análise for ainda mais profunda é possível afirmar que mesmo antes de chegar já contribuímos para essa primeira boa impressão. Fica difícil impactar positivamente em um primeiro contato se se cumprir, por exemplo, o horário combinado. Atrasos comunicam que você não está dando a devida importância ao tempo do outro.

 


Tudo comunica. Atenção aos detalhes. #vaiefala