Comunhão, participação e missão dos bispos
O Diário - 21 de abril de 2022
Comunhão, participação e missão dos bispos
Compartilhar
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre na segunda-feira (25), a 59ª Assembleia Geral, com a primeira etapa do encontro no formato virtual. Serão cinco dias de trabalho por meio da plataforma Zoom. E entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, será realizada a segunda etapa, de forma presencial, em Aparecida.
O tema "Igreja Sinodal - Comunhão, Participação e Missão" foi definido em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.
Na primeira etapa os bispos se ocuparão de preparar as mensagens ao Papa, ao prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro. A Rede Vida de Televisão transmitirá - durante toda a próxima semana - o programa "Diálogo dos Bispos", que terá participação de bispos convidados.
A segunda etapa, no Santuário Nacional de Aparecida, com início em 29 de agosto, marcará o reencontro do episcopado depois de três anos. Nela, serão priorizados os assuntos que o Estatuto da CNBB e o Direito Canônico exigem presencialidade para votação.
Na convocação da Assembleia, o presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o secretário-geral, dom Joel Portella Amado, expressaram seus votos para o encontro:
- Permita o Bom Deus que nossa Assembleia seja rica e fecunda experiência de comunhão, fraternidade e compromisso com o anúncio da Palavra de Deus, geradora de comunidades eclesiais missionárias, em todos os recantos do nosso amado Brasil. Que a Mãe Aparecida nos acompanhe e proteja com sua intercessão.