Esqueci minha senha
Comunidade muçulmana doa 5 toneladas de alimentos para entidades beneficentes

Sandra Moreno - 9 de maio de 2025

HAMADÃ BENEFICENTE

HAMADÂ: Sheikh Mohanad (centro), Girrad Sammour, Mohmad Yussif na entrega dos alimentos a entidades de Barretos-FOTO Tininho Júnior

Compartilhar


Durante o mês sagrado do Ramadã, celebrado entre 01 a 30 de março de 2025, a comunidade muçulmana de Barretos realizou diversas doações de alimentos. Mesmo após o mês do jejum a campanha de arrecadação continuou resultando em cinco toneladas de gêneros alimentícios.

A iniciativa envolveu cerca de 150 famílias muçulmanas da cidade, que se uniram para doar itens essenciais como arroz, feijão e açúcar. No total, foram arrecadados 50 fardos de arroz, 50 de feijão e 50 de açúcar, que agora beneficiam instituições como a Vila dos Pobres, Casa André Luiz, AMA, APAE, Educandário Sagrados Corações, Casa Vovô Antônio, Lar da Criança e Sociedade São Vicente de Paulo.

A entrega dos alimentos, em fardos, aconteceu na sexta-feira (09) após o   momento de oração das 12h na Mesquita.  O presidente entidade religiosa, Mohmad Yussif Hemine, acompanhou de perto toda a entrega dos alimentos.

Segundo o vice-presidente da Mesquita, Girrad Mahmoud Sammour, a escolha por realizar as entregas agora, no início de maio e às vésperas do Dia das Mães, foi simbólica: “Muitos dos nossos irmãos, mesmo não sendo muçulmanos, vivem em instituições. Ajudar é quebrar barreiras e estereótipos, é mostrar que a verdadeira religiosidade está no ato de servir”.

O líder religioso, Sheikh Mohanad Al-Hussein, destacou que a iniciativa é constante, mas que este ano houve um esforço especial para ampliar o alcance: “A maioria dos muçulmanos aqui vive com simplicidade, mas se mobilizou para ajudar. Isso traz paz ao coração e mostra que fazer o bem é uma linguagem universal”.

A entrega emocionou também quem recebeu. Maria Lúcia Guimarães de Paula, tesoureira da Sociedade São Vicente de Paulo, destacou a importância do gesto: “Receber essa doação de uma comunidade tão atuante e de uma religião diferente é uma prova de que a caridade une a todos. Estamos muito gratos.”

O mês do Ramadã, além do jejum diário do nascer ao pôr do sol, é marcado por reflexões, orações e atos de generosidade – um dos pilares da fé islâmica. Em Barretos, a comunidade muçulmana é formada por cerca de 150 famílias.