Comunidade Pataxó traz vivência indígena e artesanato na Festa de Barretos
Roberto José - 27 de agosto de 2025

Integrantes da tribo Pataxó durante o evento em Barretos Foto – Thais Ministro
Compartilhar
Durante a Festa do Peão de Barretos, as crianças que visitam o Parque do Peãozinho têm uma oportunidade única de contato direto com a cultura indígena da comunidade Pataxó. A imersão cultural promove um aprendizado especial sobre as raízes e a vida indígena no Brasil. “Muitas crianças chegam perguntando: ‘você é índio de verdade?”, conta Putomuju Pataxó, representante da comunidade presente no evento.
O contato entre o público do Rancho do Peãozinho e os índios reforça a importância da preservação cultural e ambiental, além de promover o respeito às diversidades presentes no país. “Hoje, muitas crianças só conhecem os indígenas por imagens na televisão e nossa missão é mostrar a verdade, para que essa nova geração valorize e respeite nossa história”, explica Putomuju.
A feira de artesanato da comunidade indígena Pataxó, também chama a atenção. Originários da Bahia, mas, hoje, com aldeia localizada em Açucena (MG), onde vivem cerca de 80 indígenas, os artesãos compartilham sua cultura através de peças únicas, feitas à mão com materiais retirados da natureza, como bambu, sementes, madeira seca e fibras vegetais.