Esqueci minha senha
Consumidor questiona cobrança de duas contas de energia no mesmo mês

Sandra Moreno - 23 de dezembro de 2025

Consumidor questiona cobrança de duas contas de energia no mesmo mês

ENERGIA: Oscar com as faturas quem têm vencimentos em dezembro

Compartilhar


O motorista Oscar Araújo Alencar, morador da rua Fábio Junqueira Franco, no bairro Exposição, em Barretos, procurou esclarecimentos após receber duas contas de energia elétrica com vencimento no mês de dezembro. Segundo ele, a situação fugiu completamente do padrão habitual de cobrança e comprometeu seu orçamento mensal.

De acordo com Oscar, a fatura referente ao consumo de novembro teve leitura realizada no dia 27 e vencimento em 5 de dezembro, data em que o pagamento foi efetuado normalmente. No entanto, no dia 18 de dezembro, ele recebeu uma nova conta, desta vez com leitura feita em 12 de dezembro e vencimento para o dia 24, cobrando um período de consumo de apenas 18 dias desde a leitura anterior.

“Eu sempre pago minhas contas religiosamente no começo do mês, para não ter problema com juros. Quando recebi outra fatura para pagar ainda em dezembro, fiquei assustado. Nunca aconteceu isso”, relatou.

Diante da situação, o consumidor buscou atendimento no escritório da companhia de energia em Barretos, onde foi informado de que, naquele mês, as faturas teriam sido antecipadas. A explicação, porém, não o convenceu.

“Questionei como eu iria pagar uma conta com vencimento no dia 24, se meu pagamento acontece no começo do mês. E ainda me disseram que, se não pagasse, teria juros. Eu não concordo com isso”, afirmou.

Oscar destaca que não tem condições de arcar com duas contas no mesmo mês e teme que outros consumidores estejam passando pela mesma situação. “Muita gente recebe mensalmente, não quinzenalmente. Antecipar tudo bem, mas o vencimento deveria ser colocado para o dia 6, não para o dia 24 de dezembro”, concluiu.

O caso levanta questionamentos sobre a prática de antecipação de faturas e os impactos no planejamento financeiro dos consumidores. No caso de Oscar as duas faturas com vencimento este mês somam R$ 686,86 

RETORNO

Procurada, companhia Paulista de energia respondeu em nota: “A CPFL Paulista esclarece que as duas faturas emitidas no mês de dezembro referem-se a períodos distintos de consumo. A fatura com vencimento em 05/12 corresponde ao consumo medido até 27/11. Já a fatura com vencimento em 24/12 refere-se a um período parcial de 18 dias, com leitura realizada em 12/12, em função de ajuste no ciclo de leitura, realizado em conformidade com a regulação do setor elétrico brasileiro. Em ambos os casos, os valores cobrados consideram apenas o consumo efetivamente registrado em cada período, sem antecipação de cobrança”.