Esqueci minha senha
Convertido do islã é ordenado padre na Nigéria

Diocese de Barretos - 26 de março de 2022

Convertido do islã é ordenado padre na Nigéria

Convertido do islã é ordenado padre na Nigéria

Compartilhar


Padre Idris Moses Gwanube, convertido do Islã, foi ordenado padre em 25 de fevereiro último pelo bispo de Jalingo, Nigéria, dom Charles Michael Hammawa.

 


Padre Moses disse à ACI África que sua conversão ao catolicismo e seu caminho ao sacerdócio foram cheios de desafios, mas que hoje está "muito feliz" por finalmente poder celebrar a missa e dar os sacramentos aos fiéis.

 


Padre Moses nasceu em uma família muçulmana em Mararraba, no nordeste da Nigéria, região de maioria muçulmana.

 


Seu "caminho vocacional" começou em dezembro de 2004, quando tinha 14 anos e foi vender pão às crianças da paróquia católica local. "Naquele dia fiz boas vendas e por isso a igreja tornou-se um centro de negócios para mim", lembrou.

 


Com o tempo, ele tomou a decisão de se converter à fé católica. Disse que "estava feliz" porque achava que seus os seus pais não iam descobrir, pois a igreja ficava longe de sua casa. Ele esconder sua decisão até estar "profundamente envolvido na fé e ser catecúmeno".

 


Moses disse que as conversões do islamismo ao cristianismo são mais difíceis para os homens do que para as mulheres. "Duas das minhas meias-irmãs são cristãs, mas não católicas, porque se casaram com cristãos". Embora fosse difícil, "foi mais fácil para elas porque são mulheres".

 


Moses vem "de uma cultura em que as mulheres parecem não ter religião própria. Portanto, a religião de seu marido se torna a dela". "Minha conversão foi mais difícil, porque sou o único filho de meu pai que se converteu", disse ele.

 


O padre destacou que "quando minha família descobriu que eu ia à igreja, toda vez que eu ia lá meus irmãos mais velhos me batiam". "Perdi todos os meus amigos. Uma vez, minha mãe quase me matou de fome", disse ele. Moses acabou sendo expulso de sua casa.

 


O nigeriano disse que no dia em que foi ordenado sacerdote ficou feliz que seus pais assistiram à sua ordenação. "Isso mostra que todos os meus sacrifícios não foram em vão", disse.

 


Fonte: ACI Digital