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Correios iniciam ressarcimento do INSS

Sandra Moreno - 15 de julho de 2025

Correios iniciam ressarcimento do INSS

RESTITUIÇÃO: Agência localizada na rua 14, centro, registrou grande movimento na segunda-feira

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Em Barretos agência autorizada para atendimento de segurados do INSS começou a semana com grande 

A terceira fase do acordo de ressarcimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vítimas de descontos indevidos por entidades associativas, começou na sexta-feira (11) em todo o país. Em Barretos, o atendimento presencial está disponível exclusivamente na agência dos Correios localizada na Rua 14, nº 753 – Centro, única habilitada na cidade para esse tipo de serviço.

Nesta etapa, os beneficiários que contestaram os descontos e não receberam resposta das entidades podem aderir ao plano de ressarcimento oferecido pelo Governo Federal. Com o apoio dos Correios, os atendimentos são presenciais e gratuitos. Ao concordar com os valores apresentados durante a consulta – com base em uma memória de cálculo –, os aposentados terão os valores devolvidos diretamente em conta, no prazo de até 30 dias, sem necessidade de apresentar documentos adicionais ou retornar à agência.

A ação é resultado de um pacto firmado entre o Ministério da Previdência, INSS, AGU, DPU, MPF e OAB, homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), garantindo segurança jurídica ao processo. Até o momento, cerca de 3,8 milhões de contestações foram registradas, sendo que 81% delas não foram respondidas pelas entidades. A adesão ao acordo seguirá ordem cronológica, com pagamento em parcela única e atualização monetária baseada no IPCA.

A campanha segue com canais abertos para consulta e contestação até 14 de novembro, podendo ser prorrogada. 

GOLPES

 O INSS e os Correios não enviam links por mensagens ou fazem ligações para tratar do ressarcimento. Em caso de dúvidas, os canais oficiais são o aplicativo Meu INSS e a Central 135.