CPFL retira 4,2 toneladas de cabos de internet inativos nos postes da cidade
Roberto José - 25 de junho de 2026
Representantes da CPFL e vereadores durante reunião no Legislativo (Foto - Tininho Júnior)
Compartilhar
Reunião contou com a presença de representantes da empresa, vereadores e assessores parlamentares
Em reunião realizada na Câmara Municipal, com a presença CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), vereadores e assessores, foi apresentado pela empresa concessionária um balanço das ações de combate de irregularidades de fios nos postes da cidade de Barretos. Na reunião que ocorre trimestralmente, a CPFL apresentou que foram regularizados 2.092 postes, 11.638 notificações realizadas, com 4,2 toneladas cabos removidos e inclusive apresentando que existem 38 empresas aprovadas e que apenas oito empresas estão acompanhando as ações de regularização nos polígonos. A empresa informou também que todo o dia 5 de cada mês é feito o fechamento dos trabalhos que é enviado para a Câmara Municipal, Defensoria Pública, Prefeitura de Barretos e a Secretaria de Segurança Pública.
A consultora de relacionamento da CPFL, Orzila Ortega da Silva, explicou que mensalmente a empresa envia relatórios dos serviços realizados na cidade para correção dos fios de internet nos postes da cidade. “Nós estamos notificando todas as empresas para atuarem nos polígonos para a retirada cabos mortos, que não estão sendo utilizados e que estão esteticamente baixos. Estamos nos reunido a cada três meses e cada polígono entregue pelas empresas a CPFL são fiscalizados, onde seguimos normas e diretrizes da ANATEL. Agora estamos fazendo a fiscalização no polígono dois e já temos operadoras trabalhando no polígono quatro, caso não façam a CPFL faz a regularização com a retirada dos fios. Cabe a cada operadora zelar pelos seus cabos e seus clientes”, explicou Orzila.
A representante da empresa, explicou que a CPFL dá o prazo para as operadoras. “A CPFL cede os postes e as empresas tem que seguir uma norma nacional. A Câmara pode elaborar projeto, mas precisa verificar o que for colocado na lei, vai impossibilitar o trabalho que a empresa realiza hoje. Não é que a operadora tem contrato com a CPFL que pode passar cabo em qualquer local, ela tem que apresentar projeto para a CPFL de onde for instalar cabos”, disse a representante.
Sobre a questão de instalações clandestinas, Orzila Ortega, disse que tem empresas que contrato com a CPFL, mas que não apresentou projetos de rede de fibra ótica para outros locais. “Ela tem contrato com a CPFL e não entrou com projetos em todos os locais e temos empresas que nem tem contrato com a CPFL”, afirmou.
O trabalho de fiscalização dos fios de internet nos postes de Barretos vem sendo executado desde dezembro do ano passado, com a cidade sendo dividida em 11 polígonos e com prazo para conclusão até o mês dezembro deste ano. A reunião teve a presença dos vereadores Marcos Mariano, Sérgio Tobace “Japonês das Caçambas”, Bodão da Construção, Elson Santos e Rodrigo Malaman e seus assessores.



