Esqueci minha senha
Crematório do Cemitério Jardim das Oliveiras completa cinco meses de atividades

Roberto José - 26 de setembro de 2025

Com investimento de R$ 2,5 milhões, está em funcionamento em Barretos, desde maio, o Crematório Jardim das Oliveiras, que conta com estrutura projetada para dois fornos e câmara fria: um destinado à cremação de humanos e outro para animais.

Empresário Roberto Pacheco durante entrevista apresentando o novo serviço de sua empresa Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


Com investimento de R$ 2,5 milhões, está em funcionamento em Barretos, desde maio, o Crematório Jardim das Oliveiras, que conta com estrutura projetada para dois fornos e câmara fria: um destinado à cremação de humanos e outro para animais. O novo serviço, oferecido a Barretos e região, funciona em prédio anexo ao Cemitério Parque Memorial Jardim das Oliveiras, que completa 40 anos em 2025.

Segundo o empresário e professor Roberto Pacheco, proprietário do Cemitério e Crematório Jardim das Oliveiras, a entrada em funcionamento do crematório representa um passo importante na ampliação dos serviços do setor funerário, que já abrangem cemitério (parque e vertical), funerária, translado de corpos e preparação. “Faltava este serviço essencial, que é a cremação de humanos e animais. Hoje temos o projeto totalmente aprovado e regulamentado, e já realizamos cremações com segurança e responsabilidade ambiental”, destacou Pacheco.

De acordo com ele, com a implantação do crematório, Barretos passa a oferecer a possibilidade de cremação, antes restrita a grandes cidades como São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. “Para nós é uma satisfação saber que esse investimento atenderá nossos clientes e toda a população regional. Até pouco tempo, pouco se falava em cremação, mas hoje é uma realidade. O Brasil segue a tendência mundial, que entende a cremação como um processo ambientalmente correto, seguro para a saúde pública e economicamente viável”, completou.

Pacheco ressaltou ainda que, por Barretos ser um polo regional de saúde, com destaque para o Hospital de Amor, o número de óbitos na cidade é acima da média nacional, e a cremação se torna uma alternativa especialmente viável em casos de translado a longas distâncias. Após a cremação, as cinzas são acondicionadas em cinerário e entregues à família ou ao tutor, no caso dos animais de estimação.

Para informações adicionais, o Memorial conta com equipe treinada para orientar e esclarecer dúvidas.