Esqueci minha senha
Crianças lideram atendimento na saúde e secretária faz alerta sobre vacinação

Roberto José - 26 de abril de 2024

A secretária de Saúde, Graça Lemos, acompanhada de vários profissionais que atuam na pasta, concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem, para apresentar números da saúde em Barretos de janeiro a até este mês de abril.

Secretária Graça Lemos durante coletiva na saúde (Foto - Nivaldo Júnior)

Compartilhar


Taxa de cobertura de vacinação contra a gripe está em 19% nas crianças

A secretária de Saúde, Graça Lemos, acompanhada de vários profissionais que atuam na pasta, concedeu entrevista coletiva na tarde de ontem, para apresentar números da saúde em Barretos de janeiro a até este mês de abril. Durante a entrevista, um dos pontos que a secretária chamou a atenção, foi para o baixo índice de vacinação contra a gripe, principalmente nas crianças, que do universo de mais de 7 mil crianças, apenas 19% foram vacinadas, índice bem abaixo do preconizado que é de 90% de cobertura.
Segundo Graça, o que percebemos é que a liderança nos atendimentos de doenças respiratórias na UPA e nas Unidades Básicas de Saúde são de crianças, principalmente no período noturno, devido principalmente a esta falta de vacinação. “Hoje os nossos maiores índices são as doenças respiratórias em crianças e estamos só 19% de crianças vacinadas. E isso tem se agravado muito nos problemas respiratórias das crianças e até gerando internações, de crianças que não foram vacinadas”, afirmou Graça.
Para suprir e desafogar a UPA está sendo ampliada a demanda de médicos para o atendimento nos Postinhos do Marília e Barretos 2, inclusive no período noturno atendendo a população até as 22h. “Os pais que trabalham também poderão levar seus filhos para serem vacinados no período noturno. Estamos realizando campanhas nas escolas, como ocorreu nesta sexta-feira na Escola Municipal Matilde Gitay de Mello. Se a gente tem a vacina, o mínimo que podemos fazer é levar a criança para ser vacinada”, ressaltou a secretária.
Na coletiva, foram abordados ainda temas como o combate ao mosquito Aedes aegypti que ainda estão sendo encontrados muito materiais inservíveis, a distribuição de medicamentos da farmácia de alto custo que será levada também às Unidades de Saúde, contratação de novos profissionais da saúde com processo seletivo que será lançado em breve e aquisição de 11 novos veículos para a saúde.