Esqueci minha senha
Cultura – Bem imensurável

O Diário - 24 de julho de 2025

Cultura – Bem imensurável

Rosa Carneiro é empresária, escritora e integrante da Academia Barretense de Cultura

Compartilhar


Cultura é o complexo de atividades, instituições, padrões sociais ligados à criação e difusão das belas-artes, ciências humanas e afins. É compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, religiões, música local, artes e vestimenta, entre inúmeros outros aspectos. Existem vários tipos de cultura: a popular, a cultura de massa e a erudita. Grande parte das pessoas podem ter dúvidas em relação a esses três tipos, ou até mesmo não sabem de sua existência, por isso, é importante esclarecer. A cultura popular, vem do povo. Como exemplos, podem ser citadas as tradições populares, os saberes e valores partilhados por um grupo social, suas comidas, lendas e até mesmo o “jeito de ser” de uma população, enquanto a cultura de massa é produzida industrialmente e consumida em larga escala ( música, cinema etc.). A cultura erudita é produzida e transmitida por meio de instituições e pessoas de formação acadêmica, como universidades e centros de pesquisa.
A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país. A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento de se relacionar com o próximo. A cultura brasileira é fortemente influenciada pelos elementos da indústria cultural. Além disso, existem outros fatores oriundos da cultura produzida nas periferias, que não são necessariamente frutos da indústria cultural. A cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. O acesso ao lazer, conhecimento, prazer e diversos bens são de grande relevância. Quando bem trabalhada, pode se tornar algo que faça parte da vida e do cotidiano de todos. Como bem disse Stuart Hall, “ é o elemento principal na constituição da identidade/sujeito, e é o que faz uma comunidade, seja local ou global, ser coesa e ter valor de distinção no mundo.”
Cultura é um termo bastante explorado pela Antropologia, ciência que surgiu na mesma época em que a Sociologia, e visa analisar as sociedades humanas a partir da sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social às mais complexas.
Viva a cultura!