Defensoria confirma mutirão para reconhecimento de paternidade
luis.martins - 7 de agosto de 2025

Ação está agendada para o dia 16 de agosto também em Barretos município de Barretos
Compartilhar
A unidade da Defensoria Pública em Barretos participa, no dia 16 de agosto, do mutirão “Meu Pai Tem Nome”. Trata-se de mobilização nacional para o reconhecimento de paternidade. No município, somente no último ano, 100 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), oferece, em um único dia, exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamentos para conciliação e reconhecimento extrajudicial de paternidade, facilitando o acesso de milhares de famílias ao direito fundamental à identidade.
INSCRIÇÃO
A participação no mutirão exige inscrição prévia, que deve ser realizada até o dia 13 de agosto. Interessados podem se inscrever pela internet, pelo telefone 0800 773 4340 e também presencialmente na unidade da Defensoria Pública (rua 25 de Agosto, 740, na Região dos Lagos).
SERVIÇOS
No dia do mutirão, serão oferecidos gratuitamente exames de DNA, orientação jurídica especializada e encaminhamentos para conciliação e reconhecimento extrajudicial de paternidade. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e eficiente para que famílias possam resolver a situação de forma rápida e segura. Neste dia, não será realizada avaliação financeira dos participantes — essa análise só será necessária caso haja a necessidade de ajuizamento de ação judicial para o reconhecimento de paternidade.
Para mais informações sobre o mutirão e sobre como participar, basta acessar o site da Defensoria Pública de São Paulo - https://www.defensoria.sp.def.br.