Esqueci minha senha
Delegado de Barretos ministra palestra em simpósio do Ministério Público no Mato Grosso do Sul

luis.nascimento - 7 de novembro de 2025

Delegado de Barretos ministra palestra em simpósio do Ministério Público no Mato Grosso do Sul (Foto: O Diário de Barretos)

Delegado Rafael Faria Domingos participou como palestrante do II Simpósio de Prova Digital

Compartilhar


O delegado Rafael Faria Domingos, titular da Delegacia de Investigações Gerais de Barretos, participou como palestrante do II Simpósio de Prova Digital.

O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, e aconteceu na quinta – feira (6) (ontem) e nesta sexta-feira (7) em Campo Grande.

O simpósio teve como objetivo capacitar membros e servidores do Ministério Público sul-mato-grossense e de órgãos parceiros, como a Polícia Civil daquele estado, na temática da prova digital.

Durante o evento, o delegado Rafael Faria Domingos abordou o tema  sobre utilização de ferramentas de inteligência artificial aplicada à investigação criminal.

Ele é professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo (ACADEPOL), onde leciona sobre o tema.

O simpósio contou com a participação de diversos palestrantes, entre eles Promotores de Justiça de diferentes estados, como Pedro Borges Mourão do Ministério Público do Rio de Janeiro e Fabrício Lamas do Ministério Público de Goiás, além de Delegados de Polícia de outras unidades da federação, como Emerson Wendt do Rio Grande do Sul e Alesandro Barreto do Piauí.

Participaram ainda peritos criminais federais, especialistas em segurança da informação e representantes de empresas privadas, compondo uma programação diversificada sobre investigação tecnológica e perspectivas futuras da prova digital.

O evento representou oportunidade de intercâmbio de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados da federação, abordando temas como cadeia de custódia, código hash na prova digital, inteligência artificial e fraudes eletrônicas, ferramentas para coleta de provas e utilização de plataformas nas investigações de combate ao crime organizado.