Dengue: casos aumentam, mas procura pela vacina não
O Diário - 30 de setembro de 2025
Nicholas Massao Hori – estudante do 3º período do curso de Medicina da FACISB, orientado pela profª Rosalina Massako Yamawaki Murata
Compartilhar
A dengue tem se tornado um problema cada vez mais presente na realidade brasileira. Em diversas regiões do país, os casos da doença estão aumentando, inclusive entre crianças e adolescentes. O que chama a atenção é que, mesmo com a gravidade da situação, muitas famílias ainda não estão levando seus filhos para se vacinar.
Atualmente, a vacina contra a dengue é oferecida gratuitamente pelo SUS para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Estudos mostraram que essa faixa etária é considerada um grupo de risco, estando mais suscetível a maiores complicações em casos de dengue. Por esse motivo, o Programa Nacional de Imunização a disponibiliza nas Unidades Básicas de Saúde.
No entanto, o que se observa é uma baixa adesão à vacinação. A deficiência de campanhas e de esclarecimentos sobre a existência, importância e gratuidade da vacina, são fatores que contribuem para a baixa adesão. Além disso, a disseminação de fake news agrava ainda mais a situação, pois muitas dessas informações falsas espalham medo e desconfiança na população. Como resultado, parte da comunidade acaba evitando levar seus filhos para serem vacinados, apesar da sua comprovada segurança e eficácia.
Enquanto a vacinação não avança, os casos de dengue continuam aumentando. Em 2024, Barretos registrou mais de três mil e quinhentos casos de dengue. É importante que pais e responsáveis estejam atentos e levem seus filhos para se vacinar. Ela é segura, gratuita e pode prevenir complicações da dengue que podem levar ao óbito.



