Dengue volta a causar internações em Barretos
Sandra Moreno - 21 de setembro de 2025

SAÚDE: Santa Casa registra aumento de leitos ocupados por dengue
Compartilhar
Após zerar os registros de internações por dengue nos primeiros dias de setembro, Barretos voltou a registrar pacientes hospitalizados, indicando uma evolução preocupante da doença.
De acordo com o boletim epidemiológico atualizado em 19 de setembro, a cidade soma desde 1º de janeiro de 2025 7.921 notificações de dengue, sendo 4.399 casos confirmados, além de 7 em investigação e 4 óbitos. Atualmente, três pacientes seguem internados na Santa Casa: uma mulher de 76 anos e dois homens, de 29 e 35 anos.
O histórico das últimas semanas mostra a progressão. Após fechar o mês de agosto sem registros, setembro começou com uma internação na primeira semana. A segunda semana, subiu para duas. A terceira oscilou com 4 e depois caiu para 3 internações. A maioria dos pacientes entre jovens adultos e idosos.
Esse crescimento das hospitalizações acende um sinal de alerta, especialmente porque a primavera terá início na segunda-feira (22), às 15h19, trazendo maior calor e chuvas — condições ideais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Além da dengue, o município também monitora a Chikungunya, que já contabiliza 620 notificações, com 38 casos confirmados e 4 em análise.
Para conter o avanço do mosquito, a Prefeitura segue com ações de controle de vetores porta a porta. Na segunda-feira (22), as equipes estarão nos bairros San Diego II, Nova Barretos, City Barretos, Vida Nova, Frigorífico e Condomínio Campos do Conde, das 7h30 às 13h.
A Secretaria de Saúde reforça que a colaboração da população é essencial, eliminando recipientes que possam acumular água em residências e quintais, única forma eficaz de impedir a multiplicação do mosquito e novas internações.