Esqueci minha senha
Determinação e criatividade para mudanças!

fabio-luiz-scannavino - 6 de setembro de 2022

Determinação e criatividade para mudanças!

Dr. Fábio Luiz Ferreira Scannavino - Professor do Departamento de Odontologia Preventiva e Restauradora - FOA/UNESP

Compartilhar


A rápida disseminação do COVID-19 em todo o mundo e a declaração pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia no início de 2020, resultou à época, na paralisação das atividades presenciais por parte de muitas instituições de ensino. As instituições acadêmicas em todo o mundo foram obrigadas a mudar rapidamente suas estratégias de ensino-aprendizagem para a modalidade remota. As instituições acadêmicas ajustaram suas abordagens instrucionais em resposta às mudanças na prevalência local da doença e das restrições governamentais. Na Odontologia, grande parte da formação profissional depende do atendimento ao paciente e de exercícios laboratoriais simulados e, a mudança para o ambiente totalmente on-line, foi particularmente desafiador.

A pausa na Odontologia presencial proporcionou uma oportunidade para implementar, avaliar e melhorar métodos alternativos de ensino-aprendizagem. Muitas faculdades de Odontologia desenvolveram protocolos de ensino e avaliação on-line que orientaram uma abordagem diferente sob a mesma ótica conteudista. Compreender as perspectivas dos alunos é essencial para informar a incorporação do aprendizado on-line no currículo odontológico tradicional daqui para frente. Considerando as chances de eventos futuros semelhantes, as instituições de ensino devem preparar-se para transições repentinas. Embora a transição para a aprendizagem on-line tenha sido bem recebida pelos alunos, ainda parece haver um apoio na manutenção do ensino tradicional na educação odontológica. 

A Odontologia necessita aproveitar os feedbacks oportunos e construtivos vivenciados na pandemia. É recomendável reservar um tempo para discussões e fóruns de discussão sobre o tema. Certamente, a união de esforços entre gestão, professores e alunos garantiram a criatividade, a compreensão e flexibilidade nesta transição e a criação para um ambiente de aprendizagem.