Dia D retira seis caminhões de entulho e elimina focos da dengue
Sandra Moreno - 10 de novembro de 2025
MUTIRÃO: Materiais inservíveis foram retirados de imóveis e terrenos
Compartilhar
Município intensifica mobilização e mantém ações de prevenção até sexta-feira, 14
A força-tarefa do Dia D de Mobilização contra a Dengue, realizada no sábado (8) no bairro Santa Cecília, foi uma extensão do que aconteceu em todo o Estado de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da doença. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vistoriaram 486 imóveis e encontraram focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em 51 recipientes, onde larvas foram eliminadas. Também foram retirados seis caminhões e três caminhonetes de materiais sem serventia que poderiam acumular água e servir de criadouros.

Após o balanço positivo do Dia D teve início de a Semana de Combate à Dengue, que segue até sexta-feira (14). As primeiras ações ocorreram no Cemitério Municipal, com inspeção em recipientes que pudessem reter água. Nenhuma larva foi encontrada, resultado atribuído ao trabalho preventivo realizado antes do feriado de Finados.
Durante a semana, agentes realizam visitas domiciliares nos bairros Los Angeles e São Francisco e vistorias na área central — da Avenida 11 à 29, entre as Ruas 12 e 26. Haverá ainda ações educativas nas salas de espera das UBSs, na Farmácia de Alto Custo e em escolas por meio das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
A programação termina na sexta (14) com novas brigadas no Vida Nova. A Prefeitura reforça a importância de a população entrar em ação semanalmente, destinando alguns minutos para eliminar água parada em casa, no trabalho ou escola, medida essencial para impedir o avanço do mosquito.
INTERNAÇÕES
Barretos iniciou a semana com quatro pessoas internadas com dengue na Santa Casa. Os pacientes positivos para a doença são três homens, com 11, 39 e 62 anos, e uma mulher, de 44 anos. Todos estão sendo acompanhados pela equipe médica do hospital. Desde o dia 1º de janeiro até 10 de novembro, o município já registrou 4.455 casos positivos de dengue. Outros 27 seguem aguardando resultado de exames laboratoriais. Também foram confirmados 4 óbitos pela doença neste ano. No mesmo período, Barretos contabilizou 39 casos positivos de chikungunya, além de 8 que ainda dependem de confirmação laboratorial.
Com a manutenção do risco de transmissão, a orientação do setor da Saúde é que qualquer pessoa que apresentar sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas avermelhadas na pele e coceira deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou a UPA 24h para avaliação e atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a procura precoce pelo serviço médico é fundamental para evitar agravamentos e reduzir óbitos decorrentes da dengue.



