Esqueci minha senha
Diocese de Barretos celebra hoje a Missa do Crisma em Olímpia

Diocese de Barretos - 13 de abril de 2022

Diocese de Barretos celebra hoje a Missa do Crisma em Olímpia

Diocese de Barretos celebra hoje a Missa do Crisma em Olímpia

Compartilhar


A Diocese de Barretos celebra hoje na igreja matriz da Paróquia São João batista de Olímpia, às 19h30, a Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos. Durante a Eucaristia, os padres renovam suas promessas sacerdotais.

 


É nesta missa, então, que são abençoados os óleos são utilizados na administração dos sacramentos durante o ano. De acordo com o Pontifical Romano, essa missa é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e sinal da íntima união dos presbíteros com ele.

 


Os Santos Óleos preparados nesta celebração estão relacionados aos sacramentos. Há os óleos abençoados que são: o dos Catecúmenos, dos Enfermos e o óleo consagrado, o Santo Crisma.

 


O Óleo dos Catecúmenos é utilizado no Sacramento do Batismo, quando é ungido o peito da pessoa que será batizada. Já o dos Enfermos é conferido àqueles "que estão doentes em perigo de vida, ungindo-os na fronte e nas mãos". Já o Óleo do Crisma é consagrado durante a celebração, e exclusivamente pelo bispo, no Rito Romano. Além dessa distinção em relação aos outros dois, ele recebe durante a consagração a mistura do bálsamo, o que lhe confere um cheiro agradável, e também o sopro do bispo, como sinal do Espírito Santo.

 


Também são ungidos com o óleo consagrado aqueles que recebem o Sacramento da Crisma, conferido enquanto o ministro traça o sinal da cruz sobre a fronte do crismando e pronuncia as palavras da fórmula. E ainda os ministros ordenados, sendo os presbíteros nas mãos e os bispos na cabeça.

 


O cheiro agradável

O bálsamo misturado ao óleo faz com que este signifique a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar "o bom perfume de Cristo". De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo Pinheiro, o bálsamo misturado no óleo do Crisma é comumente oriundo, aqui no Brasil, de essências de ervas da Amazônia.

 


Com informações da CNBB