Dirigente da FAESP avalia tarifas anunciadas pelos EUA
Roberto José - 12 de julho de 2025

Cyro Penna Júnior que é produtor rural Foto – Tininho Júnior
Compartilhar
O vice-presidente da FAESP (Federação da Agricultura do Estado de São Paulo) e diretor do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Cyro Penna Ferreira Júnior afirmou que o anúncio de tarifas pelo Governo dos Estados Unidos, anunciadas pelo presidente Donald Trump, pegou o agro brasileiro de surpresa. Já que está sendo anunciado, a aplicação de tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros.
O dirigente disse ainda que EUA são o segundo maior destino das exportações agropecuárias do Brasil. “Com essa medida, os segmentos do setor rural mais afetados, se tal medida se concretizar, são o café, carnes, celulose, açúcar e sucos, onde principalmente o açúcar, suco de laranja e carne bovina tem grande relevância para a região de Barretos”, afirmou Cyro Penna Júnior.
Com relação a essa taxação, Cyro acredita que vai inviabilizar o comércio destes produtos entre os dois países, mas tal medida não prejudicará tão somente o nosso país, mas também os consumidores, empresas e a economia americana. “O período é de incertezas e instabilidade e esperamos que a diplomacia e o diálogo preponderem e que a normalidade seja restabelecida o mais breve possível”, finalizou.