Esqueci minha senha
Doença de Alzheimer: fatores de risco e de prevenção

O Diário - 10 de agosto de 2025

Doença de Alzheimer: fatores de risco e de prevenção

Cibele Malago Nogueira, estudante do 7º período do curso de Medicina da Facisb, orientada pelo prof. Otávio Costa Vincenzi

Compartilhar


A doença de Alzheimer, forma mais comum de demência em idosos, é um transtorno neurodegenerativo progressivo que afeta principalmente a memória, o raciocínio e as habilidades cognitivas, além de causar alterações comportamentais. Isso ocorre devido ao acúmulo de proteínas anormais no cérebro, levando à morte de neurônios em áreas essenciais para a memória e o pensamento. Com o avanço da doença o paciente também pode apresentar dificuldades para comunicação, relações pessoais e ficar dependente para cuidados de seu dia a dia. 

Existem muitos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da doença, incluindo a idade avançada, hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, uso de cigarro e álcool, surdez, isolamento social e depressão, além também de fatores genéticos e ambientais. 

Embora não exista cura para o Alzheimer, diversas medidas podem reduzir o risco ou retardar sua progressão, como praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação saudável, estimular a mente com exercícios e atividades em grupo, dormir bem, controlar rigorosamente doenças cardiovasculares e evitar a ingestão de álcool e cigarro. 

O reconhecimento e diagnóstico da doença de Alzheimer é fundamental, pois trata-se de uma doença que impacta significativamente a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Caso suspeite desta doença, procure seu médico para uma melhor avaliação.