Doenças erradicadas no Brasil e a importância da vacinação
O Diário - 19 de setembro de 2025

Maria Luísa Barbosa Andreotti, estudante do 1º período do curso de Medicina da FACISB, orientada pela profª Luciana Souza Jorge
Compartilhar
O que são doenças erradicadas ? Esse conceito é usado para descrever aquelas doenças que deixaram de existir em um determinado lugar ou contexto. Atualmente, no Brasil, doenças como a varíola e poliomielite foram erradicadas graças ao alto índice de vacinação da população e às campanhas vacinais como a do conhecido personagem “Zé Gotinha”, que era símbolo e incentivo para a vacinação infantil.
Nesse contexto, pode-se dizer que essas conquistas só foram possíveis porque a população aderiu a vacinação. Quando somos vacinados, recebemos uma versão enfraquecida ou inativa do vírus ou bactéria. Assim, se um dia entrarmos em contato com o agente real, o nosso sistema imunológico já saberá como se defender e não ficará tão doente.
O Brasil sempre foi uma referência mundial no quesito da vacinação, uma vez que o país tem centros de pesquisa e fornece um grande privilégio aos seus cidadãos: o Sistema Único de Saúde (SUS), este garante vacinas gratuitas para toda a população. No entanto, nos últimos anos, os índices de vacinação têm preocupado a sociedade, visto que esses estão diminuindo principalmente pelas “Fake News” e pela falta de informação.
Essa queda é extremamente perigosa, já que doenças que estavam controladas ou até erradicadas, como a varíola e poliomielite podem voltar a existir no país. Além disso, as doenças que ainda circulam no nosso meio, como a COVID-19, podem se espalhar e se intensificar.
Dessa maneira, pode-se analisar a importância da vacina em nossas vidas. As vacinas ofertadas para a população são totalmente seguras e servem não somente para proteger o indivíduo que está sendo vacinado, mas sim todos em volta dele. A vacinação é de responsabilidade individual mas carrega um compromisso coletivo, uma vez que pode afetar uma nação inteira.