Esqueci minha senha
É tempo de cuidar do coração

O Diário - 25 de setembro de 2025

É tempo de cuidar do coração

Marina Martins Amorim, estudante do 12° período do curso de medicina da FACISB, orientada pelo prof. Bruno Guimarães Dantas

Compartilhar


O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), mais conhecido como infarto ou ataque cardíaco, é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Embora seja comum, ainda há dúvidas sobre o que fazer diante de um caso, os sintomas e como se prevenir.

Mas afinal, o que é o infarto? É quando o fluxo de sangue que leva oxigênio ao músculo do coração é interrompido, geralmente por um coágulo que se forma em uma artéria entupida por gordura (colesterol), gerando a morte de uma parte do músculo cardíaco. “Tempo é músculo”, ou seja, quanto maior o tempo em que o coração fica sem sangue, mais tecido cardíaco morre aumentando a chance de danos irreversíveis ao coração. Por isso, uma vez que cada minuto faz diferença, diante de um caso de suspeita de infarto é recomendado a busca imediata pela unidade de saúde mais próxima.

Sobre os sintomas, o mais comum é a famosa dor no peito, podendo ser uma pressão, aperto, queimação ou peso no centro do tórax, de início repentino, sem melhora ao repouso e persistente mais de 20 minutos. Pode estar associada a uma irradiação para o braço esquerdo, costas, pescoço ou mandíbula. Além desses sintomas como: falta de ar, suor frio, náusea ou vômito, mal estar repentino, tontura ou sensação de desmaio, também podem ocorrer.

No que diz respeito a prevenção, a maioria dos casos está relacionado a fatores que podem ser evitados ou controlados com mudanças de hábitos e acompanhamento médico, como por exemplo: pressão alta, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, sedentarismo, má alimentação e estresse crônico. Todas essas condições aumentam as chances de ocorrer um evento cardiovascular. Sendo assim, realizar atividades físicas regulares, manter uma alimentação equilibrada, evitar o cigarro, controlar o estresse e consultar seu médico regularmente para a realização de exames de rotina são atitudes que protegem o nosso coração.

Portanto, o infarto ou “ataque cardíaco” é um problema sério, que merece uma atenção e cuidado maior. Sendo de extrema importância o conhecimento sobre o assunto para estar atento e reconhecer mais rápido os sintomas, tomar atitudes corretas e efetivas que contribuam na prevenção e/ou no tratamento a tempo da doença.