Educação e responsabilidade no trânsito
O Diário - 1 de agosto de 2025

Educação e responsabilidade no trânsito
Compartilhar
Agosto é um mês diferente para Barretos. Além do orgulho cultural que representa, a Festa do Peão de Boiadeiro traz impactos significativos à economia, impulsionando o comércio, o turismo e os serviços. Com a chegada de milhares de visitantes durante o evento, que acontece de 21 a 31 de agosto, o trânsito se transforma em um dos principais pontos de atenção.
Nesse cenário, ações educativas ganham ainda mais relevância. Elas têm como objetivo promover a segurança viária, orientando tanto moradores quanto turistas sobre condutas responsáveis nas ruas, avenidas e estradas. A atuação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) durante a Festa de Os Independentes reforça esse compromisso com a vida.
As atividades de orientação e conscientização são fundamentais para minimizar riscos durante o período de intensa movimentação, bem como a fiscalização da Polícia Militar. A participação consciente de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres é indispensável.
Respeitar as leis, praticar a direção defensiva e adotar atitudes seguras são atitudes que contribuem para um trânsito mais humano. Educação e responsabilidade no trânsito salvam vidas.