Empresa reforça pedidos para denúncias de furtos de energia
luis.martins - 1 de julho de 2025

Concessionária afirma que ações causam prejuízos e também perigo ao consumidor
Compartilhar
A CPFL Paulista realiza campanha de conscientização contra fraudes e furtos de energia. Em Barretos, os números recentes preocupam e mostram, segundo a empresa, a necessidade da participação da população na denúncia anônima dessas práticas ilegais.
Somente no primeiro trimestre de 2025, foram realizadas 255 inspeções em unidades consumidoras do município. Destas, 64 apresentaram irregularidades, com um total de 337 MWh de energia furtada recuperada — quantidade suficiente para abastecer cerca de 1.680 residências por um mês. Em 2024, foram identificadas 488 fraudes em 2.107 inspeções, resultando em mais de 1.488 MWh recuperados.
“Esse tipo de crime sobrecarrega a rede elétrica, provoca riscos como curtos-circuitos e incêndios, além de gerar prejuízos financeiros que impactam diretamente na conta de todos os consumidores”, explica Gustavo Uemura, diretor comercial da CPFL.
O furto de energia é crime previsto no Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão. A empresa disponibiliza canais para que a população possa contribuir com a fiscalização, pelo aplicativo CPFL Energia ou no site www.cpfl.com.br/fraude.
Além da mobilização da comunidade, a distribuidora investe em tecnologias avançadas e equipes especializadas para identificar fraudes com mais precisão. “A colaboração dos clientes é fundamental para combater essas ações que prejudicam toda a sociedade”, reforça Uemura.