Enchentes geram aumento de atendimentos em oficinas
Sandra Moreno - 31 de janeiro de 2026
PRECAUÇÃO: Peixoto ao lado do filho ( ) alertaram para os riscos de enfrentar locais alagados
Compartilhar
Um dia após o forte temporal que atingiu a cidade na sexta-feira (30), autoelétricas da cidade registraram aumento significativo na procura por serviços. Somente em uma oficina de autoelétrica na região norte três atendimentos foram realizados nas primeiras horas da manhã.de sábado em decorrência de veículos danificados após motoristas enfrentarem enxurradas e alagamentos em vias importantes do município.
De acordo com registros oficiais da Defesa Civil, ao menos cinco veículos ficaram ilhados durante a chuva, nas regiões da Avenida 43 (dois casos), Avenida das Comitivas, Avenida Rio Dalva e no cruzamento da 29 com a 14x16. No entanto, esse número pode ser ainda maior, devido à grande quantidade de vias inundadas na cidade durante a tarde e a noite. Apenas no dia 30, choveu cerca de 140 milímetros no município.
O comerciante Oswaldo Peixoto, profissional de autoelétrica e agente de segurança pública aposentado, explica que muitos motoristas foram pegos de surpresa e acabaram entrando em áreas alagadas, o que pode causar sérios danos aos veículos. “Quando o condutor entra na enxurrada, ele compromete a parte elétrica, a parte mecânica e ainda coloca a própria vida em risco. Muitas vezes não é possível identificar buracos ou desníveis encobertos pela água”, alerta.
PREJUÍZOS
Segundo Peixoto, veículos que param no meio da enxurrada podem sofrer prejuízos ainda maiores, especialmente se o motor estiver quente e entrar em contato com água fria, situação que pode levar à perda total do motor. “A orientação é clara: se encontrou uma via alagada, não tente atravessar. Não arrisque achando que dá para passar”, reforça.
O especialista também orienta que, em situações extremas, a prioridade deve ser a segurança. “Se perceber que o veículo pode afundar ou ficar submerso, o mais importante é sair do carro e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil para o resgate”, explica.
Com a previsão de continuidade das chuvas nos próximos dias, principalmente neste início de fevereiro, a recomendação é redobrar a atenção ao trafegar pela cidade e evitar enfrentar enxurradas, prevenindo acidentes, prejuízos financeiros e riscos à vida.




