Encontro de Gerações celebra consciência negra e história do Estrela do Oriente
Sandra Moreno - 5 de novembro de 2025
COMEMORAÇÕES: Coriolano e Júnior estão a frente da diretoria do clube que chega a seus 90 anos
Compartilhar
No sábado (8), a partir das 15h, o Clube Estrela do Oriente recebe o evento “Encontro de Gerações – Cuidar de si, cuidar das nossas raízes”, em Barretos. A programação integra o calendário do mês da Consciência Negra e abre oficialmente as ações comemorativas pelos 90 anos do tradicional espaço cultural da cidade.
Com entrada gratuita, o público terá uma tarde atividades culturais, recreação e debates. A abertura do evento conta com a ativista cultural negra Tamara Malungue, seguida de recreação dirigida para as crianças com a professora e historiadora Michela Silva.
Um dos destaques será a palestra do jornalista, carnavalesco e designer Coriolano Neves, diretor artístico do clube, que vai apresentar o tema “90 anos de História e a relação do clube com Zumbi dos Palmares”. Para ele, celebrar essa trajetória é reconhecer a luta dos antepassados que construíram um espaço de resistência e pertencimento.
“Ter consciência negra é valorizar a ancestralidade. O Estrela ofereceu ao negro um local para frequentar e se confraternizar, quando antes nem direito de entrar em outros clubes nós tínhamos. Preservar esse patrimônio é um compromisso com nossa história”, afirmou Coriolano.
“A intenção da atual gestão é garantir o tombamento do clube como patrimônio cultural material e imaterial de Barretos, para que o negro sempre tenha aqui um ponto de referência.”
Após a palestra, será servido café da tarde, com momento de confraternização e depoimentos de frequentadores e convidados à partir das 17 horas. Para encerrar a programação, o Baile Black Charme com o DJ Viola promete celebrar a música negra através das décadas. O presidente do Clube Estrela do Oriente, Álvaro Jr., destaca que toda a comunidade está convidada a participar: “É um encontro de gerações, uma tarde marcante para valorizar o Estrela e iniciar os preparativos dos 90 anos. Teremos atividades culturais, recreação e muita música. A população toda é bem-vinda. A entrada é gratuita, é só chegar e aproveitar”, convidou. O evento é uma parceria entre o Clube Estrela do Oriente e o Comir.



