Esqueci minha senha
Entidades do comércio orientam sobre descarte de lixo na região central

Roberto José - 31 de janeiro de 2026

Entidades do comércio orientam sobre descarte de lixo na região central

LIMPEZA: Lixo depositado na rua 20 com o calçadão da avenida 21, no centro

Compartilhar


A Associação Comercial e Industrial de Barretos (ACIB) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) manifestam preocupação e indignação com o descarte irregular de lixo e resíduos por parte de algumas empresas e lojistas da região central da cidade. Segundo as entidades do comércio, é necessária uma conscientização coletiva para preservar a organização urbana, a imagem do comércio e a convivência nos espaços públicos.

A ACIB destaca que a modernização do sistema de coleta de resíduos, com a implantação de lixeiras automatizadas na avenida 17, na área central, foi uma solicitação da própria entidade junto ao poder público.

Segundo o vice-presidente da ACIB, Gustavo Miziara, o sistema é moderno, eficiente e atende plenamente à proposta para a qual foi implantado, desde que utilizado corretamente por munícipes e empresários. “É fundamental que os lojistas compreendam o funcionamento do equipamento e, principalmente, respeitem as regras de descarte”, afirmou.

O controle e a coleta dos resíduos na região central são realizados exclusivamente pelas equipes do SAAE, por meio da empresa Shalom. De acordo com a ACIB e com a própria empresa responsável, há registros recorrentes de lixo sendo colocado sobre as lixeiras da avenida 17, em vez de ser depositado corretamente em seu interior, além de resíduos deixados ao lado dos dispositivos.

A ACIB ressalta que o descarte de lixo deve ser feito somente nos locais indicados e após ás 18h, conforme orientação do município.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Barretos (Sincomercio), Roberto Arutim, também chama a atenção para a postura de parte dos empresários. “Existe uma responsabilidade que precisa ser assumida. Não é aceitável o descuido com o descarte de resíduos em uma área tão movimentada”, afirmou.

A ACIB informa ainda que, em parceria com a Prefeitura de Barretos, pretende intensificar as ações de fiscalização na região central.