Esqueci minha senha
Especialista barretense esclarece e orienta sobre tratamento do Glaucoma

O Diário - 31 de março de 2024

Especialista barretense esclarece e orienta sobre tratamento do Glaucoma

Oftalmologista dra. Daniela Monteiro de Barros, especialista em oftalmologia pelo Willis Eye Hospital, no Estados Unidos, é orientadora da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Facisb (laof)

Compartilhar


Dra. Daniela Monteiro de Barros explica que doença pode causar cegueira irreversível

O Glaucoma é a uma doença caracterizada por dano ao nervo óptico com perda de campo visual, podendo levar a cegueira irreversível. O esclarecimento é da dra. Daniela Monteiro de Barros (CRM 109.939), especialistas em Oftalmologia pelo Wills Eye Hospital, nos Estados Unidos. Na entrevista a seguir, a médica barretense explica sobre o diagnóstico, prevenção e outros temas relacionados à doença. 

O DIÁRIO: Como deve ser feito diagnóstico correto do Glaucoma?
DRA. DANIELA: O diagnóstico e o tratamento precoce do Glaucoma têm como objetivo principal promover a saúde e beneficiar o paciente de uma qualidade de visão por toda a vida. A avaliação da população apenas com uma simples medida da pressão intraocular não é suficiente para o diagnóstico precoce da doença. Desta forma, para que o diagnóstico seja feito é necessário um conjunto de exames - denominados “propedêutica de glaucoma” -, que compõe uma minuciosa análise do nervo óptico, do sistema de drenagem do humor aquoso (líquido produzido dentro do olho), além da campimetria visual computadorizada, análise da espessura corneana, retinografia e análise da pressão intraocular em diferentes horários do dia. 

O DIÁRIO: Muitas pessoas ainda desconhecem que desenvolveram a doença? 

DRA. DANIELA: Nos países desenvolvidos, onde há um amplo acesso à assistência médica e à informação, apenas aproximadamente metade dos pacientes com glaucoma sabem que possuem a doença, e este dado é ainda mais alarmante nos países em desenvolvimento como o Brasil, onde menos de 10% dos doentes conhecem o diagnóstico. Danos produzidos pelo glaucoma são irreversíveis. Por isso, a detecção e o tratamento precoce são a única forma de uma prevenção eficaz.

O DIÁRIO: Como deve ser feito o tratamento adequado do Glaucoma?

DRA. DANIELA: Existem três formas de tratamento- o tratamento a laser, o tratamento clínico (com colírios) e as cirurgias. Cada paciente terá uma necessidade em especial e o acompanhamento precisa ser constante para que a eficácia do tratamento seja sempre verificada.

O DIÁRIO: Quais as principais diferenças entre estas formas de tratamento?

DRA. DANIELA:   A Trabeculoplastia Seletiva a Laser (SLT), atualmente considerada a primeira linha no tratamento da pressão intraocular elevada e no Glaucoma, oferece eficácia na redução da pressão dos olhos e promove uma melhor qualidade de vida aos doentes, conforme comprovação científica de trabalhos nacionais e internacionais. 

Nas cirurgias antiglaucomatosas, além dos procedimentos cirúrgicos convencionais, existem novidades que já estão ao alcance da população brasileira e que estão sendo amplamente discutidas e apresentadas nos melhores congressos de Glaucoma do Brasil e do mundo. Tratam-se de novos implantes e técnicas minimamente invasivas, denominadas “MIGS” - cirurgias microinvasivas no Glaucoma. Lembrando que mesmo na realização do tratamento cirúrgico do Glaucoma o acompanhamento continua sendo necessário para checar a estabilidade da doença.

O DIÁRIO: Como especialista na área, qual a principal orientação às pessoas sobre a doença? 

DRA. DANIELA: O Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível do mundo. Dados revelam que cerca de 50 milhões de brasileiros nunca foram a um oftalmologista. Fora o desconhecimento, existe outra dificuldade na hora de aceitar o diagnóstico, pois a doença não apresenta nenhum sintoma na fase inicial. Portanto, a única maneira de evitar suas consequências é realizar exames oftalmológicos de rotina com um médico especialista. Um inocente exame para óculos com oftalmologista engloba a investigação dos principais sinais silenciosos do glaucoma. Por isso não se recomenda a compra de óculos sem avaliação médica. Sempre é importante enfatizar que o glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Trata-se do “ladrão silencioso da visão” e a prevenção é o único caminho no combate dessa doença.