Esqueci minha senha
Especialistas orientam sobre como proceder em emergências oculares

O Diário - 29 de outubro de 2023

Especialistas orientam sobre como proceder em emergências oculares

Os oftalmologistas dr. Fernando Heimbeck e dra. Daniela Monteiro de Barros, especialistas em oftalmologia pelo Willis Eye Hospital, no Estados Unidos, são orientadores da Liga Acadêmica de Oftalmologia

Compartilhar


Oftalmologistas esclarecem situações que podem compremeter saúde dos olhos

Os oftalmologistas dra. Daniela Monteiro de Barros (CRM: 109.939) e dr. Fernando Heimbeck (CRM: 104.673) esclarecem sobre casos de emergência ocular. De acordo com os especialistas, tratam-se de situações que podem ocorrer no dia a dia das pessoas e comprometer a saúde dos olhos, se não forem adotados os procedimentos corretos. 

“Uma emergência ocular ocorre quando um objeto estranho, produtos químicos, uma lesão ou queimadura afeta a área dos olhos.  Nestes casos deve procurar atendimento médico se tiver baixa visão súbita, vermelhidão ou dor nos olhos. Sem tratamento adequado, os danos oculares podem levar à perda parcial da visão ou mesmo à cegueira permanente”, explica a dra. Daniela.  

A recomendação principal é que se tenha a máxima atenção quanto aos sintomas de lesão ocular. “As emergências oculares cobrem uma série de incidentes e condições, cada qual com seus próprios sintomas distintos.  Você deve entrar em contato com seu médico se sentir que tem algo em seu olho, perda de visão, pupilas que não estão do mesmo tamanho, um olho não está se movendo como o outro, dor nos olhos, visão diminuída, visão dupla, vermelhidão e irritação, sensibilidade à luz, contusões ao redor do olho,  sangramento do olho ou sangue na parte branca do olho”, esclarece o dr. Fernando. 

Para evitar complicações sérias devido a uma lesão ocular, os médicos barretenses alertam para importância de se procurar o oftalmologista. “Você não deve tentar se tratar. Não esfregue ou aplique pressão no olho, não  tente remover objetos estranhos presos em qualquer parte do olho, não use pinças ou qualquer outra ferramenta em seu olho e não coloque medicamentos ou pomadas no olho”, recomenda a dra. Daniela. 

Há também orientações específicas para quem usa lentes de contato. “Não as tire se achar que sofreu uma lesão nos olhos, pois tentar remover as lentes pode piorar a lesão. As únicas exceções a essa regra estão em situações nas quais se tem uma lesão química e as lentes não saíram  com água ou quando você não pode receber ajuda médica imediata.  A melhor conduta que você pode fazer em uma emergência ocular é chegar ao seu médico o mais rápido possível”, completa o dr. Fernando.

LESÃO QUÍMICA

A dra. Daniela Monteiro de Barros e o dr. Fernando Heimbeck explicam que a exposição química a qualquer parte do olho ou pálpebra pode resultar em uma queimadura química dos olhos, que é considerada uma das maiores emergências oftalmológicas. Segundo eles, inúmeros trabalhos científicos demonstram que os agentes químicos causadores de queimaduras oculares são as substâncias alcalinas ou ácidas. Estas substâncias são responsáveis por graves sequelas à saúde ocular. A gravidade da lesão ocular depende da substância que a causou, quanto tempo teve contato com o olho e como a lesão é tratada. 

Queimaduras

Químicas 

Em relação às queimaduras oculares, os oftalmologistas barretenses orientam sobre os procedimentos a serem adotados. “É importante lavar as mãos com água e sabão para remover quaisquer produtos químicos que possam ter ficado em suas mãos. O tratamento imediato das queimaduras químicas consiste na irrigação abundante do olho, usando a fonte de água que estiver mais disponível (chuveiro, torneira, bebedouro, mangueira ou banheira). Quanto maior o intervalo de tempo entre o acidente e a irrigação com água, pior o prognóstico. A vítima não deve esperar por soro fisiológico estéril para iniciar a irrigação”, explica a dra. Daniela. Após a lavagem inicial, a pessoa que sofreu a queimadura deve ser levada imediatamente para um pronto-socorro ou um centro médico oftalmológico, onde a lavagem será mantida pelo tempo necessário estipulado pelo médico especialista.

OBJETOS 

Entre as situações elencadas pelos médicos, está a de que até mesmo algo tão pequeno como areia ou poeira pode causar irritação.  Neste caso é necessário que se adotem os seguintes passos se tiver algo pequeno no seu olho ou pálpebra: 

- Tente piscar para ver se limpa seu olho; 

- Não esfregue seus olhos; 

- Lave as mãos antes de tocar o olho; 

-  Olhe nos olhos para tentar localizar o objeto; 

- Use colírio lágrima artificial para ajudar a enxaguar o corpo estranho; 

-  Se o objeto estranho estiver preso em uma de suas pálpebras, lave-o com água; 

Se o objeto estiver em seu olho , lave o olho com agua fria e se persistir a irritação ou mesmo se objeto permanecer no local , entre em contato com seu médico.

O dr. Fernando esclarece ainda quanto as situações em que corpos estranhos maiores, como vidro, metal ou objetos entrem no olho em alta velocidade, podendo causar sérios danos. “Se algo estiver preso em seu olho, deixe-o onde está. Não toque, não aplique pressão e não tente removê-lo.  Esta é uma emergência médica e você deve procurar ajuda imediatamente. Tente mover o olho o mínimo possível enquanto aguarda por atendimento médico”, afirma.

PREVENÇÃO 

A dra. Daniela e o dr. Fernando explicam que as lesões oculares podem acontecer em qualquer lugar, incluindo em casa, no trabalho, em eventos esportivos ou até mesmo no playground. 

Eles lembram que acidentes podem ocorrer durante atividades de alto risco ou em lugares onde menos se espera. Mas existem condutas que podem ser adotadas para diminuir o risco das lesões oculares. Entre elas, os médicos elencam as seguintes:   

- Use óculos de proteção ao usar ferramentas elétricas ou participar de eventos esportivos de alto risco; 

-  Siga as instruções cuidadosamente ao trabalhar com produtos químicos ou produtos de limpeza; 

- Mantenha tesouras, facas e outros instrumentos cortantes longe de crianças pequenas; 

- Ensine as crianças mais velhas a usá-las com segurança e supervisione-as quando o fizerem; 

- Não deixe seus filhos brincarem com brinquedos de projéteis, como dardos; 

-  Em sua casa use protetores em itens com bordas afiadas; 

-  Tenha cuidado ao cozinhar com óleo; 

- Mantenha distância dos fogos de artifício.

Mas, além das medidas recomendadas nas diversas situações de emergência ocular, os  oftalmologistas barretenses destacam que, fundalmentalmente, para diminuir as chances de desenvolver danos permanentes nos olhos, o paciente deve sempre consultar um oftalmologista após sofrer uma lesão no olho.