Esqueci minha senha
Ex-candidato a presidente visita cidade para articulação do Foro do Brasil

Sandra Moreno - 30 de agosto de 2025

Ex-candidato a presidente visita cidade para articulação do Foro do Brasil

ARTICULAÇÃO: Kelmon afirmou que voltará a cidade para articulações

Compartilhar


Kelmon Luís da Silva Souza, conhecido nacionalmente como “padre Kelmon”, esteve em Barretos na sexta-feira (29) em passagem marcada pelo caráter de aproximação e reconhecimento do município. O político visitou a cidade durante a realização da Festa do Peão e afirmou que em breve retornará para encontros voltados à criação de uma sede regional do Foro do Brasil, movimento fundado por ele em 2023 e já estruturado em 17 estados. Natural da Bahia, Kelmon ganhou projeção ao disputar a Presidência da República em 2022 pelo PTB, quando obteve 0,07% dos votos válidos. Atualmente filiado ao PL, constrói sua trajetória política a partir de um discurso conservador e religioso, com atuação também em comunidades ortodoxas.

Durante sua passagem por Barretos, ele explicou que o Foro do Brasil é uma iniciativa de articulação política e social que se apresenta como apartidária, mas de viés conservador. O objetivo, segundo ele, é “unir forças para fortalecer a soberania nacional e promover mudanças estruturais”, além de estimular a participação política da população.

“Está sendo uma oportunidade de conhecer a Festa do Peão, sentir de perto a energia do povo e iniciar o diálogo. Em breve retornaremos para reuniões mais formais e para consolidar a criação do Foro em Barretos”, destacou.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Kelmon não pertence ao clero da Igreja Católica Apostólica Romana, não exerce o sacerdócio católico. Pela legislação canônica, sacerdotes católicos não disputam cargos políticos nem se vinculam a partidos. Durante as eleições de 2022 Kelmon tinha vínculo com a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru, que tem representação no Brasil.