Funcionários recebem treinamento para detectar sintomas de Hanseníase
Roberto José - 10 de janeiro de 2025
Palestra sendo ministrada para a equipe de Barretos Foto – Divulgação
Compartilhar
A Secretaria Municipal de Saúde realizou treinamento para mais de 100 profissionais de enfermagem e agentes comunitários de saúde da rede municipal que realizarão busca ativa de pacientes com sintomas de Hanseníase desde quinta-feira (9). Os agentes devem desenvolver esse trabalho dentro da rotina ao longo de todo o ano.
Neste mês, entretanto, o combate à Hanseníase ganha atenção especial como parte da Campanha Janeiro Roxo, que busca também prevenir incapacidades físicas, que ocorrem quando não se começa o tratamento rapidamente.
Ao ministrar o treinamento, a médica Natália Martins de Souza, que atende no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, destacou a importância de os agentes identificarem se o paciente possui algum sintoma da doença e então o encaminharem para avaliação na Unidade Básica de Saúde (UBS). Permanecendo a suspeita, o médico da UBS encaminhará o paciente para o Ambulatório, para confirmar ou descartar o diagnóstico. “O tratamento é gratuito e, sendo feito de forma regular e precoce, diminui a chance de incapacidade do paciente a longo prazo, ou seja, diminui sequelas que o paciente pode ter”, ressaltou.
LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>