Esqueci minha senha
Gotham City

danilo-pimenta-serrano - 20 de abril de 2022

Gotham City

Gotham City

Compartilhar


Desde o início deste ano de 2022, para a profunda preocupação de seus moradores, até então acostumados com uma cidade pacata, Barretos tem sofrido com um aumento acentuado na ocorrência de crimes, especialmente daqueles violentos.

 


Se antes, era comum lermos nas páginas policiais um grande número de estelionatos, apreensões de drogas, pequenos furtos em estabelecimentos comerciais, motoristas embriagados, e outros crimes sem violência ou grave ameaça à pessoa, agora Barretos parece enfrentar uma onda de criminalidade violenta. Apenas nos últimos dias, ocorreu um roubo à mão armada na porta de uma agência bancária, no centro da cidade, em plena luz do dia, um homicídio por conta de uma discussão, e um chocante latrocínio.

 


Recentemente, conversando com um grupo de amigos sobre essa triste situação, um deles comparou a situação de nossa cidade com a Gotham City dos filmes e quadrinhos do Batman. Uma cidade assustada, com um clima pesado, eivada de profunda sensação de medo e insegurança.

 


Assim, como nos quadrinhos, o que paira no ar, é uma sensação de que a qualquer momento podemos ser a próxima vítima, mas, diferente da ficção, não temos um super-herói para combater o crime.

Hipérboles à parte, é fato que Barretos não é mais aquela ilha de segurança que já foi um dia, apesar do excelente trabalho que as polícias civil e militar têm realizado na investigação e repressão do crime na cidade.

 


A influência de fatores sociais no aumento da criminalidade em determinado local, é tema de profundos estudos da sociologia e da criminologia, que contribuem, no longo prazo, com projetos e estratégias para a redução dos crimes. Todavia, no curto prazo, o que tende a reduzir a ocorrência de crimes é o contínuo trabalho investigativo e repressivo do Estado, sendo a certeza da punição, um dos mais eficientes elementos de dissuasão dos criminosos.