Grito dos Excluídos é tema de debate na Delegacia do Sinsprev
Roberto José - 4 de setembro de 2025

Palestrante e organizadores com os presentes no evento na sede da Delegacia do Sinsprev Foto – Divulgação
Compartilhar
A Delegacia Regional do Sinsprev Barretos realizou uma roda de conversa na noite de quarta-feira (3), com a presença de estudantes, funcionários públicos, aposentados, professores, lideranças comunitárias, sindicalistas, com o tema “Grito dos Excluídos e Plebiscito Popular: a participação da população para uma vida digna”. No evento, a assentada do acampamento Mário Lago de Ribeirão Preto e integrante da coordenação estadual do MST, Nivalda Alves, debateu com os presentes, abordando a questão do Grito do Excluídos, que tem como data o dia 7 de setembro. “O Grito dos Excluídos é a nossa luta pelos direitos de igualdade social e para as mulheres e de uma alimentação saudável. Quando se fala deste tema, se fala de uma população excluída de um todo”, afirmou Nivalda.
Ela destacou ainda a importância da data, para se reunir os movimentos e tratar também das pautas do MST (Movimento Sem Terra), entre elas, a alimentação saudável e a degradação ambiental. “Esse Dia da Indepedência que é o 7 de Setembro, é um dia impar para tratarmos destes debates”, afirmou Nivalda.
O diretor do Sinsprev, Cláudio Machado, afirmou que o Grito dos Excluídos é um referencial importante para o povo brasileiro, com o objetivo de mostrar a realidade. “O Brasil ainda em alguns aspectos melhora, mas o Brasil é muito desigual na distribuição de renda, fazendo comque uma grande parte da população tenha muito sofrimento”, afirmou Machado, destacando ainda a retirada de muitos direitos ao longo dos últimos anos.