HA participa de estudo científico sobre tratamento de câncer de mama
luis.martins - 24 de outubro de 2025
Médico Idam Júnior durante entrevista no projeto Rádio na Rua (Foto: O Diário)
Compartilhar
Técnica minimamente invasiva apresenta vantagens para pacientes, diz médico
O mastologista Idam de Oliveira Júnior confirmou que o Hospital de Amor de Barretos participa de estudo de técnica inovadora e minimamente invasiva para o tratamento do câncer de mama.
Trata-se do estudo da “Fase 3 multicêntrico sobre crioablação”, que consiste no uso de temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células tumorais, sem necessidade de retirada cirúrgica do tumor. Segundo o especialista, o procedimento é guiado por imagem, realizado com anestesia local e apresenta vantagens como menor tempo de recuperação, menos efeitos colaterais e melhor resultado estético para as pacientes, além de retorno precoce às atividades diárias.
O estudo busca avaliar a eficácia e a segurança da crioablação em comparação aos métodos tradicionais, especialmente para mulheres com tumores iniciais, menores de 2 cm, geralmente do subtipo mais comum de câncer de mama.
“Estamos diante de uma possibilidade real de transformar o futuro do tratamento do câncer de mama. A crioablação pode trazer qualidade de vida e novas perspectivas para milhares de mulheres no Brasil e no mundo”, afirma o médico. Ele lembrou também que a utilização dessa técnica só é possível graças à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.
NÚMEROS
No Brasil, o câncer de mama é um problema de saúde pública em ascensão, com cerca de 74 mil novos casos por ano e índices de mortalidade ainda crescentes. Há quase 30 anos, o Hospital de Amor desenvolve projetos que oferecem humanização na realização de exames preventivos para a população, através do Sistema Único de Saúde, em suas unidades fixas e móveis.
ENTREVISTA
Neste sábado (25), o médico Idam Júnior participa do programa A Verdade Total em Tempo Real, às 10 horas, com transmissão ao vivo na O Diário Independente FM e também em áudio e vídeo nas redes sociais de O Diário. O mastologista irá abordar sobre a campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama e de colo do útero.



