Esqueci minha senha
Hemonúcleo do Hospital de Amor busca doadores de sangue negativo

luis.martins - 12 de janeiro de 2026

Hemonúcleo do Hospital de Amor busca doadores de sangue negativo

Enfermeira Lívia, da equipe do Hemonúcleo, explicou sobre a importância da doação de sangue(Foto: Divulgação)

Compartilhar


Com os estoques em nível crítico, o Hemonúcleo do Hospital de Barretos reforça o pedido por doações de sangue, especialmente dos tipos como O- e A-. Segundo a enfermeira Lívia Oliveira, o início do ano é um dos períodos mais difíceis para manter o abastecimento.

“Janeiro, historicamente, é um mês em que enfrentamos muita dificuldade com as doações por causa de férias e viagens, mas as nossas demandas não diminuem. Os pacientes continuam precisando de sangue”, explica.

De acordo com Lívia, a maior preocupação no momento são os sangues negativos. “Estamos com uma baixa bem expressiva de O negativo e A negativo. Esses tipos acabam sendo muito utilizados, inclusive em pacientes de sangue positivo, principalmente em situações de emergência”, destaca. “Convida toda a população de Barretos e da região para comparecer ao Hemonúcleo e fazer sua doação. Toda ajuda é fundamental para salvar vidas”, reforça a enfermeira.

FUNCIONAMENTO 

O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e aos sábados e domingos, das 7h às 11h. Para doar, é necessário estar em bom estado de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Também é preciso evitar bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, dormir bem e fazer uma alimentação leve.