Esqueci minha senha
Homem é preso por ato de abuso contra animais

luis.nascimento - 19 de novembro de 2025

Homem é preso por ato de abuso contra animais (Foto: O Diário de Barretos)

Flagrante foi encaminhado para Delegacia de Olímpia

Compartilhar


Um homem de 33 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal pelo crime de abuso contra animais, em Olímpia, às 12h de terça-feira (18).

A GCM foi acionada por uma equipe do Canil Municipal para prestar apoio em diligência referente a denúncia de maus-tratos a dois cães mantidos em um imóvel.

A ocorrência foi antecedida por duas visitas anteriores ao local, realizadas por uma funcionária do Canil Municipal, sendo a primeira em 5 de agosto deste ano, quando foi recebida pela esposa do tutor e constatou a presença de um cão amarrado por uma corda de 1,5 metro.

Na ocasião, a funcionária orientou a mulher sobre a necessidade de adequações, sendo informado que o animal era contido para evitar ataques às galinhas criadas no imóvel.

No dia seguinte, a funcionária retornou ao local, mas não conseguiu contato com os moradores, observando apenas o cão deitado sob uma bananeira nos fundos da residência.

Na terça-feira (18), durante nova diligência, com apoio da GCM e de uma médica veterinária, o tutor franqueou a entrada e levou as equipes até os fundos do imóvel, onde foram encontrados dois cães mantidos presos por uma corda e uma corrente de tamanho reduzido, de aproximadamente 2 metros e 1,5 metro, respectivamente.

O tutor alegou que a contenção era necessária para evitar ataques dos animais às galinhas.

Durante a inspeção, a médica veterinária e a funcionária do Canil realizaram avaliação clínica dos cães, constatando que ambos apresentavam bom estado geral e score corporal adequado, embora um deles tivesse uma ferida no focinho.

A legislação vigente, porém, veda o uso de cordas e correntes para contenção de cães e gatos, caracterizando maus-tratos.

O tutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde o delegado Marcelo Pupo de Paula o autuou em flagrante e determinou sua prisão.