Iluminação pública em debate
O Diário - 27 de abril de 2022

Iluminação pública em debate
Compartilhar
A Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (CIP) no valor de R$ 14,53 é paga por todo barretense proprietário de imóvel. A cobrança, junto com a conta de energia, impede qualquer possibilidade de inadimplência, sob de pena de corte no fornecimento de energia.
Mesmo com a cobrança da taxa são constantes as reclamações sobre luzes queimadas e também de baixa luminosidade quando acesas. Há ainda casos de vias públicas que não têm sequer braços de iluminação, numa situação que merece a atenção do poder público.
A prefeitura anunciou plano de modernização da iluminação pública. A avenida João Baroni, um dos principais acessos ao Hospital de Amor, recebeu 33 novos pontos de luminárias de tecnologia LED. O Distrito Industrial, os bairros Zequinha Amêndola, Leda Amêndola e Jardim Etemp também estão em fase de remodelação do sistema de iluminação. Os serviços são executados por meio de parceria entre a prefeitura e a CPFL, inclusive com recursos provenientes dos cofres municipais. Segundo a prefeitura, nestas áreas cerca de 1.100 pontos de luminárias LED serão instaladas.
A iluminação adequada e os investimentos em infraestrutura são condições fundamentais para a garantia da qualidade de vida das pessoas. E agora, como estância turística, é necessário cuidar cada vez mais da cidade.