Inauguração da 4ª Vara Cível terá presença do presidente do TJ-SP
Sandra Moreno - 21 de maio de 2025

INAUGURAÇÃO: Fórum de Barretos passa a ter 4 Varas a partir desta quinta-feira
Compartilhar
Juíza Fernanda Vazquez destaca importância da conquista para o Judiciário e para a população da cidade
Nesta quinta-feira (22), às 11h será inaugurada oficialmente a 4ª Vara Cível da comarca em cerimônia que contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Torres Garcia.
A criação da nova vara era esperada há muito tempo por magistrados, servidores e advogados da cidade. Com a instalação concretizada, o objetivo é desafogar o volume de processos que sobrecarrega as três varas cíveis já existentes.
A juíza Fernanda Vazquez, diretora do Fórum de Barretos, falou sobre a importância da conquista: “Nós estamos muito contentes com a instalação da quarta vara cível nesta quinta-feira, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que muito nos honra. O doutor Fernando Torres Garcia estará presencialmente fazendo a instalação da vara.”
A cerimônia reunirá autoridades do Judiciário, da política local e estadual, e representantes da comunidade jurídica. “Teremos também vários juízes de São Paulo, da presidência, que acompanharão o presidente. Juízes da região, prefeitos, representantes da OAB, defensores, promotores, todos estarão presentes para esse momento que é uma grande conquista para o município”, completou a magistrada.
Para a juíza, a criação da nova vara representa mais do que estrutura: é uma resposta direta à necessidade de dar mais agilidade às decisões judiciais. “Tudo isso com foco no jurisdicionado, na população barretense, para que aquilo que é pleiteado no Judiciário tenha uma resposta mais rápida. É isso que buscamos com essa nova estrutura”, destacou.
UPJ
Além da instalação da 4ª Vara Cível, a data marcará também a implementação da UPJ (Unidade de Processamento Judicial), modelo de organização que une os cartórios das quatro varas cíveis em um único núcleo de trabalho. A UPJ, segundo o TJSP, é uma estratégia para tornar a tramitação dos processos mais eficiente, padronizada e rápida.
“Essa semana estamos passando por várias mudanças no prédio, com salas sendo reformadas e um curso em andamento para os servidores aprenderem a nova dinâmica de trabalho da UPJ. Vai ser uma mudança grande, mas muito positiva”, explicou a juíza.
O juiz titular da nova vara é Wellington Urbano Marinho que já está atuando no Fórum desde março.