Inclusão: direito e responsabilidade de todos
O Diário - 8 de abril de 2025

Inclusão: direito e responsabilidade de todos
Compartilhar
A inclusão das pessoas com deficiência não é apenas questão de justiça social, mas também meio de fortalecer a sociedade, tornando-a mais igualitária, diversa e capaz de oferecer melhores oportunidades a todos os seus membros.
O exemplo de duas jovens barretenses que superaram as barreiras da deficiência visual, concluíram o ensino superior e seguem em busca da consolidação de suas carreiras na área jurídica merece ser destacado.
A história de ambas, retratada em reportagem especial de O Diário no domingo (6), confirma que determinação, foco, coragem e resiliência podem transformar vidas.
Oportuno destacar também que nesta semana, Barretos sedia etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, uma iniciativa das secretarias estaduais de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Em qualquer área da atividade humana, inclusive no esporte e na educação, a inclusão contribui para a desconstrução de estigmas e preconceitos quanto às pessoas com deficiência. Quando ocupam espaços públicos, seja no mercado de trabalho, na cultura, ou em quaisquer outros setores, elas mostram suas capacidades e habilidades, desafiando os estereótipos. Inclusão é direito e, como tal, deve ser respeitado e incentivado.