Instituto Sociocultural do HA realiza a 2ª edição da exposição “Fluxo e Mito”, na FACISB
O Diário - 31 de outubro de 2025
Instituto Sociocultural do HA realiza a 2ª edição da exposição “Fluxo e Mito”, na FACISB
Compartilhar
A exposição “Fluxo e Mito – Manifestações intuitivas da arte e da ciência” nasceu do desejo do diretor científico do Hospital de Amor Infantojuvenil, Dr. Luiz Fernando Lopes, de explorar a anatomia sob uma nova perspectiva.
Curioso e perspicaz, Dr. Luiz Fernando incentiva seus alunos e colegas a verem a medicina além da técnica e da objetividade. Essa visão levou à criação de uma experiência única e criativa.
A ideia surgiu após o médico visitar diversos países durante seus estudos e, ao se aproximar de alguns artistas, perceber uma oportunidade de conectar as lâminas microscópicas com manifestações sonoras e visuais, de forma poética e estética. Desde então, ele se questionou sobre como associar as imagens microscópicas à arte abstrata. Como ele mesmo diz, “cada imagem é uma viagem, e ao aplicar diferentes corantes, surgem cores e formas diversas, dependendo do tumor e do órgão”.
Com curadoria de Rubens Fernandes Junior, para esta segunda edição da exposição “Fluxo e Mito”, Dr. Luiz Fernando pediu que se buscasse “desmistificar o câncer infantil, retirar o peso da doença e atribuir leveza por meio da arte”. Para isso, 100 lâminas de biópsias foram selecionadas pelo médico patologista Dr. Gabriel Augusto Limone, e posteriormente, 30 foram escolhidas por cada artista convidado, até que uma seleção final de dez lâminas fosse formada. Para trazer diferentes pontos de vistas e desenvolverem experiências visuais e sonoras a partir de um novo conjunto de lâminas, o idealizou do projeto convidou os fotógrafos Gustavo Pinto e Eduardo Barreira, a pintora Gilda Queiroz, a educadora e artista Caren Studer, e os maestros e compositores Silvia Berg e Vitor Francisco dos Santos.
Com o objetivo de levar conhecimento e emoção ao público, o Instituto Sociocultural, por meio da Lei Rouanet, convida a população de Barretos (SP) e região para a 2ª edição da exposição “Fluxo e Mito – Manifestações intuitivas da arte e da ciência”, que será realizada na FACISB a partir do dia 3 de novembro. O evento contará com acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e auditiva.
Exposição:
A visitação é gratuita e acontecerá entre os dias 3 e 12 de dezembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Endereço:
FACISB – Av. Loja Maçônica Renovadora 68, 100, Barretos (SP).



