Esqueci minha senha
Intestino saudável: saúde digestiva, imunológica e mental equilibrados

O Diário - 29 de abril de 2025

Intestino saudável: saúde digestiva, imunológica e mental equilibrados

Beatriz Guimarães de Paula Semilha Gonçalves, estudante do 7º período do curso de medicina da FACISB, orientada pelo prof. João Luiz Brisotti

Compartilhar


Ter um intestino saudável vai além de evitar desconfortos digestivos, é preciso que ele funcione regularmente, tenha fezes consistentes, não tenha sangramento ou dor para evacuar, promova a absorção de nutrientes e a eliminação de resíduos de forma eficiente e mantenha a eubiose, ou seja, o equilíbrio da flora intestinal entre “bactérias e fungos do bem”. Para isso, é necessário ter hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente e, principalmente, ter uma alimentação saudável, com alimentos variados, composta por todos os macronutrientes, como carboidratos (arroz, macarrão), proteínas (ovo, carnes), gorduras (castanhas, azeite de oliva extra virgem), fibras (aveia e frutas com casca) e água, e também por micronutrientes, como vitaminas e minerais, presentes em frutas e legumes em geral. Porém, quando temos uma má alimentação, o funcionamento intestinal sofre consequências, podendo ocorrer cólica, diarreia, constipação intestinal, empachamento (estufamento), gases excessivos, ressecamento das fazes, dor ao defecar, hemorroida e formação de divertículos (pequenas bolsas que se formam no intestino grosso, principalmente no cólon sigmoide, e que podem inflamar, romper e causar muita dor). 

Se você quer incluir mudanças na sua rotina para tornar seu intestino mais saudável, um ótimo começo é aumentar a ingestão diária de fibras, sendo recomendado 25g por dia, podendo ser encontrada, por exemplo, na aveia, arroz integral, feijão, lentilha, pera com casa, ameixa seca e abacate. Além do consumo de fibras, aumentar a ingesta hídrica de acordo com o peso corporal irá ajudar muito no funcionamento intestinal e, para calcularmos, devemos multiplicar o peso corporal (kg) por 35mL, resultando na quantidade em mL de água que devemos ingerir por dia. Evitar alimentos ultraprocessados (como macarrão instantâneo, biscoitos recheados), ricos em açúcares e gorduras ruins é indispensável para a saúde intestinal.

Uma curiosidade sobre saúde intestinal é que um intestino equilibrado contribui significativamente para a imunidade e para a saúde mental. O sistema imunológico está intimamente ligado ao intestino, uma vez que mais de 70% das células de defesa estão nessa região e as células do intestino produzem anticorpos, como as imunoglobulinas A (IgA), que protegem a mucosa intestinal e ajudam a modular a resposta imune. Não por acaso, o intestino é conhecido como “segundo cérebro”, pois lá há uma rede de nervos, chamada de sistema nervoso entérico, responsável por controlar o sistema digestivo. Portanto, a funcionalidade intestinal impacta diretamente o bem estar emocional, evitando ou cooperando para sintomas depressivos e ansiosos.