Jardim de Amor abre exposição permanente “História ao Ar Livre”
Sandra Moreno - 14 de dezembro de 2025
CULTURA: Karla e Aline na entrega da exposição permanente ao ar livre
Compartilhar
O Jardim de Amor, espaço inaugurado em 2021 ao lado do Hospital Infantojuvenil por meio de parceria entre o Hospital de Amor e a Genesis Ecossistemas, ganhou um novo capítulo: a exposição permanente “História ao Ar Livre”, que apresenta, em meio às trilhas, ao lago natural e ao paisagismo, uma imersão inédita nos 63 anos de trajetória do Hospital de Amor.
Com mais de 100 fotografias, documentos, recortes de jornais, desenhos, cartas de pacientes e painéis interativos, a mostra resgata desde a fundação do hospital pelos médicos Antenor Duarte e Scylla Prata, passando pela expansão liderada por Henrique Prata, até projetos como a prevenção sobre duas rodas, representada pela bicicleta usada pela enfermeira Creusa.
Curadora da exposição e historiadora do Instituto Sociocultural, Karla Armani Medeiros destacou que o projeto nasceu para transformar o Jardim de Amor em um espaço ainda mais significativo para quem circula pelo complexo e com acessibilidade“O Instituto entendia que era necessário colocar aqui algo que chamasse ainda mais a atenção das pessoas. Algo bonito, mas que também tivesse interação e informação. Selecionamos fotografias, recortes, cartas e desenhos para compor painéis que unem história e natureza. Assim nasceu a ‘História ao Ar Livre’, uma exposição pensada para todos”, explicou.
A coordenadora do Instituto Sociocultural, Aline Dias, ressaltou o valor simbólico da mostra no cotidiano do paciente e do visitante.“A exposição oferece tranquilidade, interiorização. É arte, cultura e um espaço de reflexão. Pensando no paciente, é um ambiente que ajuda a amenizar a ansiedade. Ele pode sair um pouco do hospital e caminhar pelo jardim, ter esse momento de silêncio e de história”, disse.
O Jardim de Amor estará aberto a visitação a partir do dia 16 de dezembro, sempre as terças e quintas-feiras, das 8h as 10 e das 16h as 18h para quem quiser conhecer e vivenciar a trajetória do HA.



