Esqueci minha senha
Juiz agradece acolhida e prioriza pacificação de conflitos na 1ª Vara Cível

Adelaide Lavanini - 25 de outubro de 2023

Compartilhar


Dr. Ricardo Truite diz que objetivo é distribuir justiça em país considerado injusto

https://youtu.be/QzJB6zZ1RyQ

O juiz Ricardo Truite Alves assumiu a titularidade da 1ª Vara Cível e agradeceu a acolhida no fórum barretense. “Fui muito bem recebido pelos colaboradores, juízes, diretora do fórum e demais colegas que chegaram comigo, só tenho palavras de agradecimento”, disse.

O magistrado destacou que o objetivo é pacificar os conflitos sociais, uma das principais atribuições do Poder Judiciário. “Minha ideia como juiz é distribuir justiça em um país considerado extremamente injusto”, destacou. O dr. Ricardo assumiu a 1ª Vara Cível neste mês e classifica o trabalho com árduo, mas reforça importância do apoio dos servidores. “Encontrei um espírito de equipe para cumprir as tarefas, dar andamento aos processos e prestar o serviço jurisdicional a contento”, afirmou. O juiz teve boa impressão da Comarca e das instalações e estrutura do fórum.

DESAFIOS: Para o dr. Ricardo, o principal desafio dos juízes é saber atuar com a magistratura “artesanal” que demanda maior atenção em casos peculiares e a magistratura de “massa”, que tem causas repetitivas que assoberbam o Judiciário. “Tem que trabalhar com essas duas formas e é exigido do juiz que preste um serviço de forma célere e decida da melhor forma”, pontuou.

CARREIRA: O juiz Ricardo Truite Alves iniciou a carreira em 2012/2013 como substituto na região de Andradina e percorreu as Comarcas de Pereira Barreto, Ilha Solteira e Mirandópolis. Foi promovido para titular na Comarca de Cafelândia onde atuou em Vara única por quatro anos. Posteriormente, trabalhou como auxiliar na Comarca de Limeira. “Surgiu agora a oportunidade de vir para Barretos para ser titular em uma Vara Cível e estou muito satisfeito”, finalizou.