Malha viária urbana intensa e ativa
O Diário - 21 de setembro de 2025
Malha viária urbana intensa e ativa
Compartilhar
A extensão, a conservação e a manutenção das vias urbanas de circulação têm exigências sempre crescentes, urgentes e competentes. Toda uma logística precisa ser atualizada em virtude da dinâmica social, econômica e habitacional, levando em consideração mobilidade, fluxo e tendências estruturais de serviços, área de saúde, de justiça e esporte.
Os dados registrados indicam uma frota barretense acumulada até julho de 113.338 veículos, incluindo 54.906 automóveis, 2.518 caminhões, 27.810 motocicletas e 8.959 motonetas. O crescimento da frota no primeiro semestre de 2025 é da ordem de 1,21%, mas implica na circulação ampliada, com modelos e condições diferenciadas.
Em 2024, Barretos acumulou 15 homicídios em acidentes de trânsito, com total de 263 casos de lesão corporal em acidente. O primeiro semestre de 2025 acumulou 10 registros de homicídios e 129 ocorrências de lesão corporal em acidente de trânsito.
Há sempre um acúmulo de fatores afetando o movimento, circulação e fluxo, envolvendo a educação do condutor e sua habilidade e habilitação, as condições de pista e sinalização, os aspectos climáticos e segurança.
O poder público tem enorme desafio para atender uma demanda que cresce, um aumento constante de demandas, a disciplina de velocidade e vagas de estacionamento, exigindo planejamento, capacitação e recursos. As obras viárias na cidade tendem para eliminação de gargalos, de incoerências de rota e facilidade de acessos.
Com uma malha viária urbana cada vez mais intensa e ativa, uma frota em crescimento e foco em segurança e qualidade de vida, o trânsito está sempre na pauta imediatas de políticas públicas municipais.



